Prefeitura de Colina realizará nebulização veicular, “fumacê”, para combater o mosquito Aedes aegypti

Prefeitura de Colina realizará nebulização veicular, “fumacê”, para combater o mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde realizará mais uma ação para combater o Aedes Aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. A nebulização veicular, popularmente conhecida como “fumacê”, terá início a partir das 18h da próxima segunda-feira, dia 07 de março.
Inicialmente, o trabalho será feito nos bairros COLINA D, Nosso Teto, Vila Guarnieri, Jardim Primavera e Jardim São João, em virtude dos casos suspeitos de Dengue, registrados nestas localidades. E, durante esta semana, as equipes da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Controle de Vetores estão realizando bloqueios de controle de criadouros e busca ativa de suspeitos de dengue. Posteriormente divulgaremos o cronograma completo da nebulização veicular, que beneficiará todos os bairros da cidade.
É importante ressaltar que o veículo percorrerá as ruas dos bairros, aplicando inseticida para conter os impactos das doenças (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela), seguindo todos os critérios técnicos, determinados pela Superintendência de Controle de Endemias.
Para o processo ser efetuado com êxito, a população deve contribuir a partir de alguns cuidados. Permanecer dentro de casa durante a ação, deixar portas, janelas, vitrôs e cortinas abertos, colocar animais nos fundos do terreno, cobrir alimentos (inclusive de animais) e utensílios que estiverem em cima do fogão, são os principais, entre outros cuidados.
Fumacê – O veículo lança um inseticida por meio da pulverização, que mata os insetos adultos enquanto estão voando, atingindo os locais onde o mosquito se esconde; porém, não é eficaz para eliminar a fase aquática do mosquito: ovo, larva, ou pupa.
O Aedes Aegypti tem hábitos específicos e voa nos períodos do amanhecer e entardecer. Assim, para a eficácia da aplicação do inseticida, o “fumacê” será realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica/ Saúde,
entre as 18h e 20h, considerando que é neste horário que o mosquito sai para se alimentar de sangue humano, e como há menos incidência de raios solares, o produto tem mais eficácia no combate.
A Prefeitura Municipal realiza o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti de maneira permanente, durante o ano todo, e reforça a importância da população manter todos os cuidados em casa: eliminar recipientes que possam acumular água, para evitar focos do mosquito.
“Ao menos uma vez por semana as pessoas devem circular por toda a casa, principalmente no quintal, para procurar por possíveis criadouros. Todos os recipientes que acumulem água e que possam se tornar criadouro devem ser eliminados”, destaca a Secretária da Sáude, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira.
“São medidas simples e básicas de conhecimento de todos e que fazem a diferença nessa cruzada contra o mosquito”. Ela destaca ainda que as pessoas que apresentarem sintomas da doença, como: febre alta associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão pelo corpo e coceira, devem, imediatamente, procurar uma unidade de saúde e notificar a vigilância, para que todos os protocolos de combate sejam adotados.
Para o Prefeito Municipal, Dieb Taha, a participação da sociedade é fundamental para conquistar o sucesso no combate ao mosquito.
Dieb enfatizou que Colina trabalha fortemente na prevenção, mantendo um trabalho contínuo, durante todo o ano, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. “Trabalhamos de maneira unificada e permanente, com ações que envolvem todas as Secretarias Municipais. Todas as ações para evitar a proliferação do mosquito transmissor estão sendo tomadas. No entanto, o apoio da população é imprescindível no combate à Dengue”, frisou o Prefeito Dieb.
Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina