Com o crescente uso da tecnologia nos tempos modernos e considerando-se o curto período de vida útil dos equipamentos eletrônicos, este tipo de lixo tem se tornado um problema ambiental e um risco à saúde humana, quando não há o descarte adequado. Além da contaminação e poluição do meio ambiente, as substâncias químicas encontradas nestes materiais podem provocar doenças na população de modo geral.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Controle de Vetores), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, está realizando a coleta agendada de lixo eletrônico no município.

Os materiais eletrônicos em desuso, que podem ser recolhidos são: televisor de tubo; computador; impressora; DVD; vídeo cassete, entre outros.

O munícipe que desejar descartar materiais eletrônicos deve entrar em contato na Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone: (17) 3341-9430 e agendar a coleta. A Prefeitura oferece um local apropriado para abrigar esse lixo eletrônico (ecoponto) para posteriormente dar a destinação ambientalmente correta, dentro das normas de descarte e segurança.

De acordo com o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, nosso objetivo é arrecadar equipamentos eletrônicos e promover a conscientização popular para a destinação apropriada destes materiais. “A bateria de celular, por exemplo. Mesmo quando não funciona mais e está incapaz de sustentar uma carga, ela ainda contém elementos nocivos à saúde. Por isso o lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis”.

FTZ_4779 - lixo eletrônico FTZ_4743 - lixo eletrônico FTZ_4756 - FTZ_4763 - lixo eletrônico FTZ_4771 - lixo eletrônico