A vacinação agendada acontecerá neste próximo sábado, dia 24 de fevereiro.

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da unidade de Atendimento Municipal para Cães e Gatos – SUS Cão, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o agendamento para a vacinação de rotina Antirrábica 2024, para cães e gatos, a partir de três meses de idade.

A vacinação acontecerá no sábado, dia 24 de fevereiro, das 8h às 13h, no SUS Cão, localizada na Rua 13 de Maio, nº. 891, no bairro Pedreira.

Vale destacar que a vacinação é gratuita e será realizada apenas com agendamento prévio.

Para receber a dose, os proprietários devem fazer o agendamento dos animais de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30, pelo telefone: (17) 3341-8604 ou pessoalmente na unidade de Atendimento Municipal para Cães e Gatos.

Os responsáveis pelos animais devem comparecer na data e horário estabelecido no agendamento.

Os cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva uma vez por ano e a dose pode ser aplicada em animais a partir de três meses de idade, em boas condições de saúde, que não estejam prenhes ou amamentando, e caso o animal esteja doente, deve aguardar a recuperação.

Importante ressaltar que não será permitido levar a vacina para casa. As doses são limitadas. Não haverá realização de campanhas.

Desde 2021, o Governo do Estado emitiu uma deliberação (CIB nº 169, 15-12-2021) suspendendo a Campanha de Vacinação Antirrábica anual e mantendo a Vacinação de rotina.

A raiva provoca a inflamação do cérebro (encefalite) e é fatal em praticamente todos os casos, por isso a vacinação dos animais é tão importante. Embora esteja controlada em caninos e felinos, a vacinação anual é necessária, sendo a principal forma de garantir a manutenção de prevenção e controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência, para a população humana.