A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, setores de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica, têm intensificando as ações de combate e controle da Dengue, Zika e Chikungunya no município.

Diariamente são realizadas ações como visita casa a casa, bloqueios de controle de criadouros do mosquito Aedes em casos suspeitos, vistorias em pontos estratégicos, como: oficinas mecânicas, borracharias, ferro velho, cemitério e imóveis especiais como escolas, unidades básicas e empresa de pequeno, médio e grande porte.

Recolhimento de Pneus – Duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, é realizada a coleta de pneus inservíveis junto às oficinas, borracharias, residências e empresas. Além disso, as equipes realizam diariamente a coleta de recipientes inservíveis, como: sacolas plásticas, garrafas, latas, sacos de cal e cimento, lonas e etc, em terrenos baldios pelos bairros, destinando-os à Cooperativa de Recicláveis “Cooper-Colina”.

Vale destacar que no último dia 23 de fevereiro, houve o carregamento de pneus no Ecoponto Municipal, para a destinação adequada e sustentável de 698 pneus usados no trabalho de coleta semanal dos últimos meses. Deste total, 153 pneus são de caminhões, 533 de carros e 12 de tratores.

Casos positivos em 2024 – O município registrou de 1º de janeiro deste ano até o momento, 352 notificações de casos de Dengue, sendo: 191 positivos. No mesmo período foram 08 notificações de Chikungunya, com 01 caso positivo.

Nebulização veicular – Popularmente conhecida como “fumacê”, está acontecendo desde o último dia 02 de fevereiro, sempre a partir das 18h. Diariamente está sendo divulgado o cronograma de trabalho da nebulização veicular, que beneficiará todos os bairros da cidade. É importante ressaltar que o veículo percorre as ruas dos bairros, aplicando inseticida para conter os impactos das doenças (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela). Lembrando que o inseticida elimina somente o mosquito adulto, e não a larva.

Ecoponto Itinerante – Colina realizou, nos dias 17 e 24 de fevereiro, a iniciativa: Ecoponto Itinerante de combate à Dengue.  O objetivo é o descarte, pela população em frente as suas residências, de recipientes como; Eletrônicos, Eletrodomésticos, Garrafas de vidros, Latas e Tambores e Pneus entre outros, que possam acumular água e ser potenciais criadouros para o aedes aegypti. As equipes percorreram os bairros para o recolhimento e destino correto dos inservíveis.

Para o mês de março, a ação Ecoponto Itinerante de combate à Dengue acontecerá nos dias 09 e 23. O cronograma completo com os bairros será divulgamos nos próximos dias.

No entanto, “é fundamental que a população faça a sua parte.  O Aedes Aegypti se reproduz em água parada, por isso é essencial eliminar os recipientes com água, manter os quintais sempre limpos e livres de criadouros para o mosquito, descartar corretamente o lixo e materiais inservíveis”, enfatizou a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira.

Faça a sua parte – A Prefeitura Municipal realiza o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti de maneira permanente, durante o ano todo, e reforça a importância da população manter todos os cuidados em casa: eliminar recipientes que possam acumular água, para evitar focos do mosquito. São cuidados e atitudes simples no dia a dia que fazem toda a diferença. Não deixe o mosquito nascer, assim estará protegendo sua família. Importante lembrar que a Dengue, mata! Faça a sua parte!


WhatsApp Image 2024-02-27 at 14.48.14 WhatsApp Image 2024-02-27 at 14.47.41 WhatsApp Image 2024-02-27 at 14.47.03 WhatsApp Image 2024-02-27 at 14.47.02 (2) WhatsApp Image 2024-02-27 at 14.47.02 (1) WhatsApp Image 2024-02-27 at 14.47.02