No último dia 17 de abril, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou mais uma importante unidade de saúde para a cidade: a unidade de Atendimento Básico Municipal para cães e gatos, com atendimento clínico básico gratuito, por meio de consulta veterinária, para animais domésticos de pequeno porte – somente cães e gatos.

O espaço possui qualificação semelhante ao de uma Unidade Básica de Saúde, porém, oferecendo serviço de atendimento animal (UBS Animal).

Visando evitar aglomerações em razão da pandemia do novo Coronavirus – COVID-19, a cerimônia de inauguração ocorreu de forma online, no formato “live”, sendo transmitida pelas redes sociais da Prefeitura para que os moradores pudessem acompanhar e conhecer os ambientes da unidade médica. Participaram da live, o Prefeito Municipal, Dieb Taha, o Vice, Sérgio Campanholi, Vereadores e Secretários Municipais.

O atendimento é destinado exclusivamente para cães e gatos errantes, ou seja, aqueles animais que foram abandonados e vivem nas ruas; e também atende cães e gatos de proprietários de baixa renda que estejam cadastrados no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

É importante ressaltar que os atendimentos são realizados de acordo com as condições disponíveis no estabelecimento e, sempre priorizando os casos de urgência e emergência, conforme critério médico veterinário. Para realizar consultas no local o morador precisa fazer agendamento prévio e presencial na unidade.

O objetivo é ofertar serviços veterinários gratuitos e estruturados onde há necessidade comprovada, que garante a diminuição do abandono e maus tratos dos animais.

A unidade de Atendimento Básico Municipal para cães e gatos está localizada na Rua 13 de Maio, nº. 891, esquina com a Rua José Camolesi, no bairro Pedreira.

O Prefeito Dieb destacou a importância de entregar a unidade para cuidar dos animais da cidade. “Estamos oferecendo serviço veterinário gratuito e, desta forma, cuidando dos cães e gatos errantes e também aqueles pertencentes às famílias carentes. Com isso pretendemos reduzir a questão do abandono e de maus tratos sofridos pelos animais”, ressaltou Dieb, que agradeceu a Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira e o Coordenador de Fiscalização Epidemiológica, Antonio Donizete Figueira, pelo trabalho executado na unidade.