Prefeitura de Colina faz ações de prevenção à Tuberculose

No período de 15 a 29 de março acontece uma busca ativa de pacientes que possam apresentar sintomas.

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando, de 15 a 29 de março, a primeira etapa da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose.

O objetivo é alertar a população para os primeiros sinais da doença, as formas de prevenção e o tratamento disponível gratuitamente na rede pública de saúde. A campanha acontece com a busca ativa de pessoas com sintomas respiratórios, tendo por público alvo toda a população.

Pessoas com tosse a mais de uma semana devem procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e solicitação de exame. Os sintomas da tuberculose são: tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço, entre outros. O sintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.

O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde orienta que, em caso de suspeita e sintomas, as pessoas devem procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas casas. Os exames são gratuitos.