Preocupada com a saúde da população e com o meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio das Secretarias Municipais de Saúde/ Departamento de Controle de Vetores  e Serviços Urbanos, mantém um programa de coleta e destinação de pneus em desuso.

A coleta é realizada todas às quartas-feiras junto às oficinas e borracharias do município.

O Coordenador de Fiscalização Epidemiológica, Antonio Donizete Figueira, explicou que após a coleta, os pneus inservíveis são acondicionados em ecoponto municipal, protegidos da chuva, até que a empresa Reciclanip, entidade sem fins lucrativos, ligada a   Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) os recolha, dando destinação correta, ambientalmente adequada.

O pneu inservível é um objeto que retém água, gerando risco ao meio ambiente e à saúde pública. Se abandonado ou disposto inadequadamente exposto à chuva se torna criadouros de vetores de doenças, como o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Descartá-lo adequadamente é imprescindível.

Nesse sentido é muito importante a conscientização da população e  comerciantes. “Cada um deve assumir a sua responsabilidade nesse processo. As pessoas, quando trocarem os pneus dos seus carros, devem deixá-los no local da troca e as borracharias e oficinas devem cadastrar-se junto às secretarias para que entrem na rota de coleta”, enfatizou Antonio.

O cadastro deve ser realizado nas Secretarias de Saúde, através do telefone – 3341-9430 ou de Serviços Urbanos pelo número 3341-2263, em horário comercial.

No ano de 2022, o programa de coleta e destinação do município coletou e enviou para reciclagem 750 pneus de caminhões, tratores e agrícolas, além de 2.841 pneus de carros e caminhonetes.

 

Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Colina.

Foto 01 Foto 02 Foto 03 Foto 04 Foto 05 Foto 06