Na manhã da última terça-feira, 02 de outubro, o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, acompanhado do Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Engº. Jaci Salim Paro, esteve no Auditório Sede do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, em Ribeirão Preto, para receber o Plano Municipal de Saneamento – PMS, de Colina.

O evento foi conduzido pelo Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Ricardo Borsari. Estiveram presentes também, o Diretor do DAEE, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, o Diretor da SABESP, João Cesar Queiroz Prado, além dos Prefeitos contemplados.

O Plano Municipal de Saneamento envolve o diagnóstico atual da estrutura de abastecimento de água, coleta de esgotamento sanitário, escoamento de água pluvial e resíduos sólidos em todo o município e faz a projeção de investimentos para o futuro, garantindo que o município tenha metas que serão cumpridas durante os próximos anos, visando as melhorias em todo o sistema, inclusive nos quatro eixos que compõem o Saneamento Básico: abastecimento de água; esgotamento sanitário; águas pluviais e resíduos sólidos.

Portanto, o PMS é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos, que avalia o estado de salubridade ambiental, inclusive da prestação dos serviços públicos a ela referentes e define a programação das ações e dos investimentos necessários para a prestação dos serviços de saneamento básico.

Todos os PMS foram realizados através de um projeto aprovado e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, para o qual foi realizada uma licitação e contratado o consórcio Engecorps-Maubertec, encarregado de dar suporte ao trabalho nos municípios.

Para o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, “nossa administração está trabalhando dia a dia pelo desenvolvimento do município como um todo. É uma satisfação poder realizar, durante a nossa gestão, ações que integram o Plano de Saneamento Básico Municipal. Isto credencia Colina a ter acesso a recursos desta área tão importante. Alguns estudos apontam que ao investirmos em saneamento básico, economizamos com atendimentos na saúde, trazendo melhor qualidade de vida aos cidadãos colinenses”, destacou.

Dieb reafirmou seu compromisso de continuar estimulando as ações ambientais locais, que são muito importantes e contribuem ativamente para a garantia da qualidade de vida e saúde pública da população, assegurando um futuro melhor para as novas gerações. E finalizou, citando o potencial de Colina, que possui 100% do esgoto tratado; coleta seletiva de material reciclável e de resíduos sólidos e da construção civil; reflorestamentos, entre outras ações. “Buscamos melhorar ainda mais a gestão ambiental do município, através de políticas públicas, de projetos e programas que envolvam a comunidade, e também os demais setores da Administração Pública”, afirmou o Prefeito Dieb.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina