A Prefeitura Municipal de Colina, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina – SAAEC e da Secretaria Municipal da Saúde/Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores está realizando o trabalho de desratização da rede de esgoto urbana em todos os bairros, para controle e eliminação de roedores.

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que os moradores mantenham os ralos fechados, caixas de gordura vedadas, pias e tanques tampados. Todas as aberturas para a rede de esgoto devem ser fechadas.

A ação, que consisti na colocação de iscas (raticidas) nos pv’s (poços de visita), conhecidos popularmente como bueiros, tem como objetivo reduzir a população de ratos,e  está sendo realizada no período de 22 a 26 de março, executada por empresa contratada, com a supervisão da equipe do Departamento de Controle de Vetores. Ao todo, o serviço percorrerá cerca de 650 pv’s (poços de visita).

Para que este trabalho seja ainda mais eficaz, o  Coordenador de Fiscalização Epidemiológica, Antonio Donizete Figueira, pede que a população também faça sua parte. “A desratização será potencialmente mais eficaz se a população colaborar mantendo seus quintais limpos, cuidando para não deixar vasilha com ração de animais exposta, nem sacos de rações em locais abertos, além de não jogar lixo, entulho e restos de comida em terrenos baldios”, alerta.

O Prefeito Municipal Dieb Taha destacou que Colina é uma dos poucos municípios da região a realizar a desratização da rede de esgoto. “Além deste trabalho, realizamos a desinsetização da rede, com o tratamento químico para controle e combate às baratas e escorpiões”.

Dieb acrescentou, dizendo: “é de fundamental importância a colaboração da população, de modo a mudar costumes e hábitos. É essencial não jogar restos de alimentos, entulhos e papéis na rua, terrenos baldios, bueiros e espaços públicos em geral”.

164330865_10 164330865_9 164330865_5 FOTO - Imagem Vacinação COVID-19 - Google DSC_5596 - Ofício solicita leitos UTI