A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da secretaria Municipal da Saúde, iniciou na última segunda-feira, 12 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) – Gripe. A Campanha 2021 foi dividida em etapas para facilitar o atendimento de todos os grupos que terão direito à cobertura.

Neste primeiro momento a vacina está sendo destinada primeiramente para crianças entre 6 meses até as que não completaram 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos de até 40 dias) e trabalhadores da saúde. Em seguida, será a vez dos idosos e dos professores.

Em Colina, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros: Vila Fabri, Nosso Teto e CDHU 2, com atendimento de segundas às sextas-feiras, das 7h às 16h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação para receber a vacina, que é oferecida gratuitamente.

A Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira, alerta para o prazo entre a vacina contra a COVID-19 e a influenza.  “A aplicação da H1N1 acontece de forma simultânea às doses da vacina contra a COVID-19, por isso, o Ministério da Saúde orienta que entre uma vacina e outra seja respeitado um prazo de até 30 dias”, reforça.

Ela alerta também para a importância da vacinação contra a influenza. “A adesão da Campanha pela população continua sendo de suma importância para evitar complicações, internações e a mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus H1N1. Ainda mais neste momento de pandemia, em que devemos fazer de tudo para evitar a sobrecarga aos sistemas de Saúde e oferecer proteção aos grupos que são mais vulneráveis,” ressalta Dra. Sadia.

Ao contrário das campanhas anteriores de vacinação contra a H1N1, neste ano, foram incluídas crianças até 5 anos de idade na primeira fase, pois elas não estavam previstas no calendário de vacinação da COVID-19, ao contrário dos idosos, grupo atual que está sendo vacinado, e que precisa do intervalo entre as duas vacinas.

Para o Prefeito Municipal, Dieb Taha, “é muito importante que todo público alvo se vacine. “A Campanha contra a Influenza – Gripe, tem o objetivo de proteger a população de mais uma ameaça, além da atual pandemia da COVID-19, e reduzir a sobrecarga nos serviços da saúde, para que possam dar prioridade aos atendimentos relacionados à doença. E, com a proximidade do inverno, que aumenta as chances de transmissão, precisamos que as pessoas fiquem atentas e se previnam. Por isso, convocamos os grupos mais suscetíveis para irem aos postos de saúde se imunizar”.

Todos os protocolos sanitários vigentes, como distanciamento físico, o uso de máscara e higienização com álcool em gel, estão sendo seguidos.