Idosos com 72 anos ou mais são vacinados contra a Covid-19 em Colina. A Prefeitura Municipal, por meio da secretaria Municipal da Saúde, iniciou a vacinação dessa faixa etária (72 a 74 anos), na última segunda-feira, 22 de março. A nova etapa de imunização faz parte do cronograma do Plano Nacional e Estadual de Imunização.

A vacinação permanece das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira, no prédio da EMEI Maria Luiza Toledo Guarnieri, no bairro Vila Fabri, na Rua: José Camolesi, 407, ao lado da Unidade Básica de Saúde. No local, também funciona o sistema drive-thru, para garantir mais conforto e rapidez na imunização dos idosos, sem a necessidade de saírem do veículo para receber a vacina.

Não há necessidade de agendamento, apenas a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF), Carteira de Vacinação e o Cartão SUS.

No caso de idosos acamados, familiares devem fazer o agendamento na Secretaria Municipal da Saúde para que as equipes realizem a imunização em casa.

O Início da vacinação

A vacinação começou imunizando os profissionais que trabalham na linha de frente de combate à doença, depois avançou e permitiu a imunização de todos os profissionais da área da saúde.

Em seguida, foi a vez dos idosos que residem em asilos, junto com os idosos acima de 90 anos. Depois, foram vacinados idosos entre 85 e 89 anos, 80 a 84 anos, 77 a 79 anos e 75 a 76 anos. E agora E agora a vacinação dos idosos de 72 a 74 anos.

Doses aplicadas

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, do início da vacinação até o momento, Colina já aplicou cerca de 1.706 doses da vacina contra o Coronavírus, incluindo idosos e profissionais da saúde das redes municipal e particular.

Cuidados continuam

Apesar da vacinação, a luta contra o Coronavírus continua e assim, é essencial que a população continue a seguir as ações preventivas contra a propagação da COVID-19, tais como: usar máscaras; higienizar as mãos com álcool gel e evitar aglomerações, garantindo assim, o distanciamento social.