A Prefeitura Municipal de Colina, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA promoveu, na manhã da última terça-feira, dia 08 de novembro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a 12ª. Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

Estiveram presentes autoridades locais, como: o Vice-prefeito, Sérgio Campanholi; os Vereadores Municipais: Evonei Fernandes e Luiz Gustavo Simionato Tomaz Ferreira; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Lilian Domeneguetti; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Rafaela Casagrande; além das equipes do CRAS; CREAS; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Conselho Tutelar; representantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Casa Assistencial “Nosso Lar Amigos do Bem”; ARCO (Núcleo de Orientação ao Adolescente), além de crianças e adolescentes atendidos na rede socioassistencial.

O evento foi voltado para debates sobre política de atendimento à criança e ao adolescente, aberto a todos os segmentos da sociedade e contou com a participação do Grupo Teatral “Ó-do-Borogodó”, que apresentou a peça: “Nossos Dias”.

A palestra sobre o tema da Conferência foi ministrada pela Profª. Ma. Denise Beatriz Rack de Almeida, Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Especialista na área da Infância e Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pelo Instituto de Psicologia/USP-SP (1997), com vasta experiência profissional nas áreas de educação superior (graduação e pós-graduação), serviço social nas áreas de saúde, habitação, assessoria e consultoria, elaboração e implantação de projetos e pesquisa.

A 12ª edição da Conferência teve como base cinco eixos:
1- Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
2- Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da COVID-19;
3- Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia;
4- Participação da sociedade na deliberação, execução gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
5- Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da COVID-19;

Na ocasião, o encontro também elegeu os delegados titulares e suplentes, para as próximas etapas da Conferência. Representando o Poder Público: Alexandra de Souza dos Santos de Jesus (titular) e Rafaela Casagrande (suplente). Representando a Sociedade Civil: Carine Cristhian de Almeida Marques (titular) e Fabiana Juliana Carvalho da Cruz (suplente). Representando os Adolescentes: Rafaela Vitório da Silva , 17 anos (titular),  Richard Carlos César da Silva, 17 anos (1º suplente) e Maria Júlia de Carvalho dos Santos, 18 anos (2º suplente). Representando o Conselho Tutelar: Reginaldo Aparecido Benedito Leme de Souza (titular) e Rosemeiri Batista Antonio Pedroso (suplente).

Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Lilian Domeneguetti, a realização da 12ª. Conferência Municipal é de extrema importância, sobretudo o tema, que discutiu a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19. “Estamos desenvolvendo um trabalho em parceria com as entidades municipais, com a Secretaria Municipal de Educação e também com outros órgãos que atendem crianças e adolescentes, considerando que a pandemia afetou diretamente a saúde metal desse público, assim como houve o aumento de outras violações de direitos. Estamos unidos na busca por um atendimento cada vez melhor às nossas crianças e adolescentes”.

O Vice-prefeito, Sérgio Campanholi destacou que a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi bastante produtiva, com expressiva interação entre os participantes. “Quero deixar registrada a minha satisfação em estar presente nesta manhã alegre e festiva, cheia de responsabilidade e parabenizar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o CMDCA, Conselho Tutelar e as entidades, pelo trabalho que desenvolvem junto às crianças e adolescentes de nossa cidade”.

O Prefeito Municipal Dieb Taha exaltou a importância do trabalho desenvolvido na área social, ressaltou que a Prefeitura não tem medido esforços para elevar ainda mais a prestação de serviços para a população e falou também sobre a importância da realização da 12ª. edição da Conferência para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. ‘É importante ver essa mobilização em torno da Conferência Municipal, uma vez que Governo e Sociedade precisam caminhar juntos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Esse debate é fundamental para o fortalecimento, em busca do objetivo em comum”.

 

Tetê Poliseli

Assessora de Imprensa

Prefeitura Municipal de Colina

Foto - Conferência CMDCA - 1 Foto - Conferência CMDCA - 2 Foto - Conferência CMDCA - 3 Foto - Conferência CMDCA - 4 Foto - Conferência CMDCA - 5 Foto - Conferência CMDCA - 6 Foto - Conferência CMDCA - 7 Foto - Conferência CMDCA - 8