A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da ação conjunta entre as Secretarias Municipais da Saúde e de Educação e Cultura, realiza o “Projeto Saúde Bucal 2022”, durante o 2º semestre letivo. Após dois anos parado em razão da pandemia da COVID-19, o programa, que é realizado em Colina há mais de 20 anos, retorna nas escolas.

A iniciativa contemplou os alunos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) da Rede Municipal de Ensino, os alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e as crianças atendidas pela Casa Assistencial “Nosso Lar Amigos do Bem”.

Coordenado pelo cirurgião dentista, Dr. Mohamed Samour, o “Projeto Saúde Bucal 2022” envolve o trabalho de toda equipe odontológica da Rede Municipal da Saúde: cirurgiões-dentistas, auxiliares e também o apoio dos agentes de saúde.

A ação consiste na realização de palestras educativas sobre noções de higiene bucal, exibição de vídeos, distribuição de escovas, creme dental e escovação acompanhada. Na oportunidade, foram distribuídas 2.090 escovas e cremes dentais para os alunos.

O programa também exercita a prática da escovação para que as crianças aprendam desde pequenas a forma correta de cuidar da higiene bucal.

Para o Coordenador do Projeto, Dr. Mohamed Samour, a escovação dentária quando bem feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais. “O cuidado com a saúde bucal é imprescindível para reduzir o risco de doenças cardíacas, infecções, entre outras doenças. Além disso, garante a autoestima da criança e transforma o ato de escovar os dentes em uma prática prazerosa”.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, informou que com a realização do trabalho preventivo desenvolvido nas escolas municipais, a Prefeitura demonstra o seu compromisso com o serviço de saúde bucal das crianças e garante maior qualidade de vida à elas. “Ao receber as orientações da equipe odontológica, as crianças adquirem mais facilidade para aprender os cuidados com a saúde bucal. O trabalho é realizado de forma dinâmica para facilitar o aprendizado, considerando que a prevenção é fundamental para evitar doenças e garantir o bem-estar das nossas crianças”, ressaltou o Prefeito Dieb.

26f06737-saúde bucal 9361273-saúde bucal OK 96791421-saúde bucal 311573620_2 311621492_1 311823706_3