A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, instalou cerca de 27 faixas elevadas, conhecidas popularmente como lombofaixas, que atenderão vários bairros da cidade.

Deste total de 27 lombofaixas, 18 foram construídas próximas à escolas: estadual, municipais e particulares, para garantir a segurança do alunos, pais e funcionários das instituições de ensino. As demais foram instaladas próximas às Unidades de Saúde e em pontos considerados estratégicos, que apresentam maior volume de tráfego, tais como: Av. Cel. Antenor Junqueira Franco esquina com a Rua 7 de Setembro; Av. Dr. Manoel Palomino Fernandes esquina com a Rua 7 de Setembro; Av. Rui Barbosa esquina com a Rua 7 de Setembro e na Av. Rui Barbosa, próximo ao Ambulatório de Especialidades “Itacy de Andrade”.

As faixas elevadas atendem a resolução nº 738/2018, do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, que estabelece normas e critérios para o dispositivo.

Entre os principais benefícios estão a melhoria da acessibilidade, conforto e travessia com mais segurança para os pedestres e pessoas com deficiência.

Cada estrutura possui uma plataforma com 4 metros de comprimento, a altura acompanha a guia existente, com cerca de 15 cm, rampas de 1,5 metro de extensão e a largura conforme a via a ser implantada.

Os investimentos são provenientes de convênio celebrado entre a Prefeitura e o DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito. Trata-se da segunda etapa do convênio. Na primeira, foram implantados os semáforos no centro da cidade.

O Prefeito Dieb Taha destacou que a construção das faixas elevadas é mais um investimento no trânsito e na segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas. “A ação, além de ampliar a visibilidade da travessia dos pedestres, ajuda a reduzir a velocidade dos automóveis dentro da área urbana, conferindo mais segurança para motoristas e para pedestres. Favorecem também a acessibilidade para pessoas com deficiências, idosos e crianças. Quero agradecer o Governador João Doria, o Vice-governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, o  Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e o Diretor-presidente do DETRAN, Ernesto Mascellani Neto, por mais este importante investimento no trânsito, para a segurança e proteção de todos”.

 

 

Tetê Poliseli

Assessora de Imprensa

Prefeitura Municipal de Colina