O Governo do Estado de São Paulo lançou na tarde da última quinta-feira, 30 de setembro, o Programa “Mais Santas Casas”, para auxílio financeiro às Santas Casas e aos Hospitais Filantrópicos. O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes.

Com estes recursos extras do tesouro estadual, os serviços poderão ampliar e fortalecer a assistência atualmente prestada à população por meio do SUS, colaborando para cobrir o déficit de recursos resultante da defasagem dos valores da tabela definida pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, também foi anunciada uma nova linha de crédito, voltada exclusivamente ao financiamento da aquisição de sistemas e equipamentos de energia solar para estes estabelecimentos de Saúde: a linha ESG Saúde.

Colina esteve representada pelo Prefeito Municipal, Dieb Taha e pelo Provedor da Sociedade Filantrópica “Hospital José Venâncio”, Osny  Cézar Paro.

Na solenidade o Governador João Doria e o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, anunciaram que 333 instituições contempladas formalizarão adesão ao novo Programa de repasses de recursos para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

 “Mais Santas Casas” – O Programa foi estabelecendo em três categorias para definir o percentual de recurso extra, calculado em função do volume de atendimentos que já realizam na área de média e alta complexidade no SUS. A primeira categoria, a de hospitais de maior porte, com mais de 150 leitos, incluindo UTIs, receberão 70% a mais do que já produzem pelo teto federal. A segunda, que conta com os hospitais com aproximadamente 100 leitos, UTI, serão beneficiados com 40% extras em recursos do teto. Os demais hospitais, independentemente do número de leitos, receberão 10%. O Hospital José Venâncio está incluído nesta terceira categoria e receberá 10%.

Linha ESG Saúde – Será possível às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos financiar a compra e instalação de equipamentos para produção de energia renovável, como placas solares, sistemas fotovoltaicos e outros relacionados. O financiamento pode cobrir até 100% da implementação, sem juros, com prazo de pagamento em até seis anos e carência de 12 meses.

De acordo com o Provedor do “Hospital José Venâncio”, Osny, o Programa do Governo Estadual possibilita que possamos  aumentar a receita e diminuir os gastos de energia elétrica, fato que reflete em uma melhor prestação de serviço e atendimento para a população, em especial os mais vulneráveis.

O Prefeito Dieb Taha falou sobre o evento. “Agradeço e parabenizo o Governador João Doria e o Vice-Governador, Rodrigo Garcia por este Programa tão importante, que irá ajudar e muito nosso Hospital. Agradeço ao Provedor do Hospital José Venâncio, Osny, que juntamente com sua equipe, está trabalhando para que nossa população possa ter, cada vez mais, um atendimento de excelência no Hospital”, concluiu.

 

Tetê Poliseli

Assessora de Imprensa

Prefeitura Municipal de Colina

FOTO 1 - Programa Mais Santas Casas FOTO 3 - Programa Mais Santas Casas