A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, convida a todos para visitarem o Museu Municipal de Colina e apreciarem seu belíssimo acervo que reverencia a história colinense, em especial sua participação na 15ª Primavera de Museus organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.

O tema escolhido deste ano pelo IBRAM – “Museus: Perdas e Recomeços” – provoca uma reflexão sobre perdas pequenas ou imensas, algumas causadas por nós mesmos, outras por catástrofes, calamidades, desavenças, lutas, guerras, terremotos, incêndios, enchentes e ou por tantas outras epidemias como a Peste Bubônica, Febre Tifoide, Gripe Espanhola, Tuberculose, Febre amarela, Aids, Coronavírus; enfim, tantas situações em que fatalidades, perseguições e injustiças se instalaram e em que o medo imperou, nebuloso e temporariamente, perturbando os corações e as mentes humanas. Contudo, lembremos que para todos esses infortúnios houve um recomeço!

Assim sendo, a participação do Museu Municipal de Colina na 15ª Primavera de Museus acontece com a Exposição “Memórias de Ferrovias” considerando que outrora o trem simbolizou o anúncio sonoro do progresso, transpondo inúmeras dificuldades, nas terras que surgiam desbravadas. Queremos aguçar as lembranças, despertar nas pessoas a motivação para celebrar a vida e a esperança, e exaltar o progresso da ciência que tanto tem nos ajudado a superar este momento tenebroso causado pela pandemia da Covid 19, muito em breve voltando a trilhar os caminhos da normalidade.