Com diversidade cultural e literária, a Prefeitura realiza a 2ª. Feira do Livro de Colina – A literatura mora aqui!

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza de 03 a 06 de agosto a 2ª. Feira do Livro –“A literatura mora aqui!”, na Praça Matriz. Assim como na 1ª. edição, a 2ª. Feira do Livro tem entre seus principais objetivos, fomentar nos alunos e na população o gosto pela leitura.

A Feira do Livro tem uma reprogramação diversificada das 9h às 22 horas, com a contribuição de todas as escolas do município: Municipais, Estadual, Particular e a Filantrópica APAE, por meio do envolvimento dos professores e alunos; são parceiras do evento, sendo que a grande maioria das apresentações que compõem a programação dos espaços da Feira foram criadas dentro das salas de aulas e pátios das mesmas, valorizando assim, o protagonismo juvenil, o maravilhoso trabalho desenvolvido pelas equipes escolares em nossas escolas, e incentivando talentos colinenses a mostrarem o seu potencial.

Durante os quatro dias do empreendimento literário, Colina vai respirar cultura, com oficinas, peças teatrais, contação de histórias, saraus, danças, músicas, palestras, entre outras opções culturais.

Escritores renomados participam do evento, contando as suas experiências literárias, colaborando para a formação pedagógica dos docentes e incentivando hábitos de leitura.

Além dos estandes das escolas com a exposição dos seus trabalhos pedagógicos, nos estandes reservados às livrarias, estão disponíveis para o público milhares de títulos, especialmente da literatura infanto-juvenil; há shows, palestras, atividades de conscientização, ponto de vacinação COVID-19, apresentações e participações de alunos que acontecem em dois palcos alternadamente: o prosa e o poesia.

Todos os alunos das quinze Escolas da Rede Municipal das etapas do Ensino Infantil ao Ensino Médio receberam da Prefeitura Municipal um cheque-livro no valor de R$ 15,00 para adquirir, diretamente das livrarias e livreiros presentes na Feira, os títulos de seu interesse.

Também há um espaço reservado para a diversão das crianças, com playgraund gratuito, durante a Feira do Livro e o mascote “Jango”, um cavalinho muito simpático, é o responsável por recepcionar os que se fizerem presentes, fazendo menção ao grande “raçador” e primeiro Anglo-Árabe nascido no Brasil, destacado por sua inestimável contribuição ao criatório nacional para “fins militares”, hoje Brasileiro de Hipismo, que produziu quase uma centena de animais dessa raça, muitos deles destacados campeões em modalidades hípicas. Jango elevou o plantel da antiga Coudelaria Paulista, atual Polo da APTA de Colina, recebendo a homenagem que ilustra o quadro em azulejo pintado que há anos estampa o portal do Polo.

“A 2ª. edição da Feira do Livro de Colina é uma iniciativa que promove a literatura em nossa cidade e que vai permitir à sociedade em geral, aos alunos das Escolas Municipal, Estadual, Particular e Filantrópica, vivenciar histórias, conviver com livros e aprender sobre a experiência de grandes escritores, inclusive dos escritores colinenses, aproveitando e desfrutando desta Feira feita especialmente para eles. Teremos durante todos esses dias, de 03 a 06 de agosto, uma programação cultural riquíssima para toda a família. Esperamos repetir o sucesso da 1ª edição da Feira, com um repertório cultural repleto de atrações e atividades que valorizam o livro, a literatura, a Biblioteca e a cultura. A participação de diversos setores na organização é essencial, pois torna a Feira do Livro ainda mais abrangente e necessária para os colinenses e visitantes que participarem conosco durante a semana”, informou a Profª. Elizabete Milani Neme, responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha destacou que a Feira do Livro é voltada para a convivência, à difusão da cultura, agregando valores de cidadania por estar em um espaço aberto, por ser gratuita, onde a cultura está ao alcance de todos. “Um evento cultural grandioso, que celebra todo o investimento em Educação que a Prefeitura está realizando, com o objetivo de fazer crescer cada vez mais a nossa cidade. A 2ª. Feira do Livro, que reforça a leitura, é de grande relevância para a formação pessoal e cultural da população de Colina e região”.

FEIRA DO LIVRO - página 1

FEIRA DO LIVRO - página 2