Colina prossegue com a vacinação antirrábica

A vacina está disponível durante todo o ano no SUS CÃO

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, prossegue disponibilizando a vacina contra a Raiva para cães e gatos.

Desde o ano passado, o município optou por não realizar campanha, mas disponibilizar a vacina durante todo o ano. “ Isso facilita a vida dos donos de pets que podem organizar suas agendas e contam com horário flexível para cuidar de seus animais”,  ressaltou o Coordenador de Fiscalização da Vigilância Epidemiológica e responsável pelo SUS CÃO, Antonio Donizete Figueira.

A vacinação ocorre exclusivamente no SUS CÃO – Unidade de Atendimento Básico Municipal para cães e gatos, localizado na Rua 13 de maio, 891, posto permanente de vacinação. No entanto, o atendimento é feito somente  mediante agendamento  prévio pelo telefone: 3341-8604 ou presencial.  A medida visa evitar aglomerações como determinam as medidas preventivas contra a Covid.

Após o agendamento, os donos de pets devem levar os animais até o SUS CÃO, no dia e data marcados.

De acordo com balanço da unidade,  de abril a dezembro de 2021,  foram imunizados 379 animais, sendo 341 cães e 38 gatos.

“Nós temos uma população estimada muito grande de animais. Importante que a população se programe, agende e traga seu animal. A vacinação é um fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana”, pontuou Antonio.

A raiva é uma doença incurável nos animais e fatal em 100% dos casos e pode acometer o homem também, através da saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

A vacinação é indicada para os animais a partir dos três meses de vida e que estejam saudáveis e deve ser aplicada uma vez por ano.

Prefeitura M. de Colina

WhatsApp Image 2022-01-10 at 12.24.38 WhatsApp Image 2022-01-10 at 12.25.58