Colina inicia na quinta-feira (20) a vacinação de crianças com comorbidades contra Covid-19

 

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia na quinta-feira, 20, a vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos contra a Covid 19.

O município seguirá as diretrizes do Plano Estadual de Imunização, priorizando as crianças com comorbidades e PCD nesta etapa da campanha.

São consideradas, pelo Ministério da Saúde, como comorbidades: insuficiência cardíaca; cor-pulmonar e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias;

doença da aorta, dos grandes vasos e distulas asteriovenosas;

arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemina; síndrome de down; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3;

hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos - incluindo pacientes oncológicos; anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, para a vacinação será necessário apresentar um documento de identificação com foto da criança. É obrigatório que ela esteja acompanhada de um responsável, que também terá que apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência em nome da mãe, pai ou responsável legal. Outro documento obrigatório é a carteira de vacinação de rotina, para a verificação do intervalo de vacina de 14 dias, que é o prazo mínimo necessário entre qualquer vacina de rotina e a vacina contra a Covid-19. Além disso, é preciso comprovar a patologia por meio de exames (com laudo médico, constando CRM e assinatura do profissional), receitas médicas, relatório médico ou prescrição médica ou ainda a Declaração de

comorbidade, assinada pelo médico. A Declaração de Comorbidade está disponível para download e impressão no site oficial do município: www.colina.sp.gov.br

A vacinação ocorrerá apenas na Unidade Básica de Saúde “Fioravante Caldana”, localizada no bairro Vila Fabri, no horário das 07h às 11 e das 13 a 16h.

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pelo Ministério da Saúde do Governo Federal no dia 5 de janeiro, cerca de três semanas depois da Anvisa também aprovar o imunizante pediátrico da Pfizer para a faixa etária.

Crianças acamadas ou ainda com dificuldades de locomoção poderão solicitar a vacinação domiciliar através do telefone:3341- 4645.

 

Assessoria de Imprensa

Prefeitura M. de Colina