Sádado, 18 de Janeiro de 2020 -
     
 


Colina inicia a Municipalização do Trânsito e Polícia Militar intensifica fiscalização

15/03/2007

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, reuniu-se na tarde da última quarta feira

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, reuniu-se na tarde da última quarta feira, 07 de fevereiro em seu gabinete, com o Tenente responsável pelo Pelotão da Polícia Militar de Colina, Luciano Quemelo Borges, o Sargento Ari Simião de Barros Filho e a imprensa local. Dieb, acompanhado do Chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Athair Luiz Rodrigues e do agente de trânsito, Gilmarlus Pascon, informou que a Secretaria de Trânsito está completamente instalada, em pleno funcionamento e devidamente conectada com o banco de dados do Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, Cetran – Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo e Secretaria de Estado da Segurança Pública e que na sexta feira, 09, uma equipe da empresa Sofolha Informática Ltda , contratada para assessorar o Departamento de Trânsito local, estaria treinando os funcionários do Departamento.

Através do convênio celebrado em 2006 entre Prefeitura Municipal e o Estado de São Paulo, através da Secretaria da Segurança Pública, municipalizou o trânsito, transferindo para o município, entre outras atribuições, a de operar o trânsito de veículos, pedestres e de animais e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas, fiscalizar o trânsito, autuar e aplicar as medidas cabíveis por infrações de circulação, estacionamento, excesso de peso, dimensões e lotação dos veículos, remoção de veículos, escolta e etc. O Prefeito Dieb informou que , essa transição, será devidamente explicada aos colinenses através de campanha na imprensa e rádios que terá o objetivo de orientar e alertar os motoristas para a necessidade de se cumprir as leis de trânsito. De acordo com o Prefeito, “não só os motoristas necessitam conscientizar-se e cumprir as leis, mas pedestres e ciclistas também”.

“É importante a municipalização. Precisamos organizar o trânsito local, até porque, é uma reivindicação antiga dos colinenses. Nosso objetivo não é prejudicar ninguém e sim regulamentar, conscientizar, e desta forma, estaremos respeitando a vida, tornando o trânsito mais seguro para todos”.

Nesse sentido, revelou Dieb, serão implementadas algumas mudanças no trânsito da cidade, especialmente na área Central. A Rua 7 de Setembro, 13 de Maio e Av Expedicionário Roberto Marcondes passarão a ter mão única de direção. Essas alterações acontecerão, assim que as obras de recapeamento asfáltico previstas no planejamento de obras da Administração forem executadas, o que não aconteceu ainda em razão das torrenciais chuvas dos últimos dias. Além disso, será feita nos próximos dias toda sinalização de solo e instalação de placas de trânsito.

A Polícia Militar local, se comprometeu a intensificar, à partir de segunda, 12 de fevereiro, a fiscalização junto aos motoristas locais quanto ao cumprimento das leis do Código Nacional de Trânsito. Num primeiro momento, segundo o Tenente, será feito um trabalho de orientação e advertência.