Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -
     
 


Prefeitura recebe doação do Rotary para “Centro de Enfrentamento ao Coronavírus”

07/05/2020 | 11h38



A Prefeitura Municipal de Colina recebeu na tarde da última terça-feira, dia 05 de maio, a doação de uma caixa de proteção para intubação de pacientes para UTI e quatro máscaras faciais acrílicas (Face Shield), oferecidas pelo Rotary Club de Colina em parceria com o Rotary Club de São Paulo Vila Maria.

Os equipamentos serão destinados ao “Centro de Enfrentamento ao Coronavírus”, implantado pela Prefeitura no Hospital José Venâncio Dias, para atendimento de emergências e dos pacientes com suspeita de coronavírus. O material doado será utilizado pelos profissionais que estão na linha de frente em combate ao COVID-19.

A doação aconteceu no Gabinete do o Prefeito Dieb Taha, que esteve acompanhado do Vice, Sérgio Campanholi e da Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira para receber a doação do Presidente do Rotary Club de Colina, Fabio Henrique Ferreira, do Diretor de Protocolo do Rotary Club, Napoleão Jorge, da Tesoureira do Rotary Club, Maria Ofélia Teixeira Gontijo Jorge e da integrante do Rotary Club, Marcela Jorge Drubi.

A caixa de proteção para intubação é um equipamento de grande importância para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, devido ao alto nível de contágio que o vírus apresenta.

Durante a intubação é comum o paciente tossir e engasgar, promovendo o efeito de aerossol. Essas gotículas expõem os médicos e demais profissionais ao alto risco de contágio do novo coronavírus. A caixa de proteção para intubação é usada principalmente dentro de centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e pode ser reutilizada após higienização.

Já as máscaras faciais acrílicas (Face Shield), que estão em falta no mercado, serão mais uma forma de proteção dos profissionais que estão em linha de frente, lembrando que muitos estão se contaminando hoje em dia. Os protetores conseguem cobrir todo o rosto do profissional que os usa, garantindo uma proteção extra, evitando, desta forma, a contaminação desses profissionais que atuam diretamente com o paciente infectado.

“Centro de Enfrentamento ao Coronavírus” de Colina – possui duas alas equipadas para atendimento. Uma funciona como enfermaria, com vários leitos, destinada a internações de todas as síndromes respiratórias. A Outra, isolamento, atende especificamente pacientes com sintomas da COVID-19.

O Prefeito Municipal Dieb Taha agradeceu e elogiou a iniciativa. “Uma mobilização como esta, vinda do Rotary Club, é uma ajuda de extrema relevância, uma vez que este tipo de máscara (Face Shield), bem como a caixa de proteção para intubação de pacientes para centro cirúrgico e UTI, equipamentos de proteção individual importantes, fazem parte do protocolo de atendimento no enfrentamento ao coronavírus e vem ao encontro das necessidades e tem como missão atender de forma beneficente e universal a população que busca pelo serviço de saúde. A visão generosa e precisa dos rotarianos de Colina nos ajuda a seguir e cuidar de vidas”, disse o Prefeito Dieb.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina