Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -
     
Home > Fundo Social > Coronavírus: Fundo Social de Solidariedade distribui mais de 2 mil máscaras
 


Coronavírus: Fundo Social de Solidariedade distribui mais de 2 mil máscaras

22/04/2020 | 17h05



O Fundo Social de Solidariedade de Colina entregou na sexta-feira, 17, mais de 2 mil máscaras a várias secretarias e instituições, como parte da ação de iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Social e com o apoio das demais secretarias. A produção é fruto do trabalho das costureiras do Centro de Educação Complementar “Antonio Hideo Ikuma” e de voluntários, que se engajaram na causa, e colaboram na confecção de máscaras e capotes, ou de forma presencial no Centro ou ainda em suas casas.

As máscaras são produzidas em tecido de algodão e TNT, e conforme recomendação do Ministério da Saúde, a população deve utilizá-la toda vez que necessitar sair de casa, como forma de evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Foram contemplados os funcionários das Secretarias Municipais de Planejamento e Meio Ambiente; Obras; Serviços Urbanos; Desenvolvimento Social; Indústria, Comércio e Agricultura; Educação e Cultura; Esportes, Turismo e Lazer; Trânsito e Transportes; Fundo Social, Central Municipal de Alimentação “Engenheira Katia Tornelli”; Serviço Autônomo de Água e Esgoto; Prefeitura Municipal; Cemitério Municipal; Pronto Atendimento Municipal, Hospital José Venâncio e ainda para as Policias Civil e Militar; Correios; Rodoviária; Grupo da 3ª Idade “Amigos para Sempre” e para internos e funcionários Asilo São José. Cada funcionário recebeu duas máscaras de tecido, lavável e reutilizável. Foram entregues também 84 capotes à Secretaria da Saúde.

A entrega foi realizada no Centro de Educação Complementar “Antonio Hideo Ikuma” pela Presidente do FSS, Profª. Liliana Jorge Drubi Taha, aos secretários ou representantes de cada pasta.
Na oportunidade, a Enfermeira Responsável pela Atenção Básica do Município, Ana Lívia Rachella Bianchini Terribas, orientou sobre a forma correta de uso e higienização para que a máscara seja reutilizada. A máscara é de uso individual, não devendo ser compartilhada. Quando estiver na rua com a máscara, deve-se evitar tocá-la. Ao chegar em casa, deve-se lavar as mãos com água e sabão, retirá-la pelo elástico, e colocá-la em imersão em um recipiente com a solução de 500ml de água e 10 ml de água sanitária, por 30 minutos. Após a imersão, enxaguar e lavar com água e sabão. Quando seca, deve ser passada com ferro quente e acondicionada em saco plástico.

"Estamos muito felizes e agradecidos com a adesão ao Projeto, por tanta gente querendo colaborar, dar sua contribuição, em um momento tão difícil como estamos passando em nosso País", destacou Liliana, que informou que a produção continua a todo vapor e doações de tecidos e elástico, e mesmo o trabalho voluntário continuam bem-vindos. Os interessados devem entrar em contato através dos telefones 3341-3929 ou whats9 9137-9771.

A próxima remessa de máscaras deve contemplar as famílias em vulnerabilidade social que participam dos projetos do CRAS e CREAS, demais secretarias municipais, entre outros.
O projeto iniciou também a produção de máscaras de TNT duplo, para atender os pacientes que chegam às Unidades Básicas de Saúde e ao Centro de Triagem do Pronto Atendimento Municipal com sintomas de gripe. A estes, imediatamente é fornecida uma máscara de TNT descartável, para sua própria proteção e dos demais pacientes e funcionários.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina