Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -
     
Home > Secretarias > Saúde > Começa a vacinação contra a gripe
 


Começa a vacinação contra a gripe

24/03/2020 | 18h45



Na 1ª etapa os idosos e servidores da saúde são prioridade


A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou na segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza e H1N1), que vai até o dia 22 de maio.

A ação foi antecipada neste ano para ajudar na identificação de pacientes com coronavírus - a imunização não tem eficácia contra o vírus, mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão.

Em Colina, a vacinação foi realizada na segunda-feira na Unidade Básica de Saúde “Fioravante Caldana, localizada no bairro Vila Fabri, na Estratégia da Família do CDHU-2 e do bairro Nosso Teto. No entanto, devido a grande procura, o lote enviado pelo Ministério da Saúde se esgotou rapidamente. Um novo lote está a caminho, e a vacinação será retomada nesta quinta-feira (26).

A Secretaria da Saúde informou que além dos três postinhos, a partir de quinta, será instalado também outro ponto de atendimento na Unidade Básica de Saúde “Theresa Bernardes Teixeira”, no bairro São Sebastião, no sistema drive thru, para facilitar, inclusive, para aqueles idosos com mobilidade reduzida. Nos 4 locais o horário de atendimento é das 7h30 às 11 e das 13 às 16h, com apresentação da carteira de vacinação.

Campanha - A campanha 2020 foi dividida em 3 etapas. Nesta primeira, até o dia 16 de abril, serão vacinados os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde.

A partir do dia 16 de abril, a campanha se estende para professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A terceira etapa da campanha, a partir de 9 de maio, irá contemplar as crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. Neste mesmo dia acontecerá o dia “D” de mobilização nacional de vacinação.

A Secretaria da Saúde solicita a colaboração de todos para que não haja tumulto e aglomeração. Aos idosos, a recomendação é tomar a vacina e imediatamente se recolherem as suas casas, conforme indicado por todos os órgãos de saúde do país.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina