Segunda-Feira, 06 de Abril de 2020 -
     
 


Colinenses participam do Dia D de mobilização contra o Sarampo

18/02/2020 | 08h58



Foi realizado no último sábado (15) em todo o país o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em crianças de 5 anos a adolescentes até 19 anos.

Em Colina, a vacinação aconteceu na Unidade Básica de Saúde “Fioravante Caldana”, no bairro Vila Fabri e na Estratégia da Saúde da Família "Sidney Ferreira da Costa", localizada no Nosso Teto, das 8 às 16h. Na oportunidade, 644 pessoas, entre crianças e adolescentes compareceram nos postos de vacinação, no entanto somente um adolescente de 18 anos tomou a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, por estar com o esquema vacinal incompleto.

De 10 de fevereiro, quando teve início a campanha, até o dia 14, 32 crianças compareceram nas salas de vacina para atualização, contudo todas estavam com o calendário em dia.

Essa 1ª fase da Campanha 2020 é seletiva e destina-se às pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação.

Durante toda a campanha e inclusive no sábado, “Dia D”, os postos de saúde ofereceram também a vacina contra febre amarela para crianças de 4 a 7 anos, uma vez, que desde janeiro deste ano, foi instituído no calendário vacinal um reforço da vacina. No total, 116 crianças foram imunizadas com a dose de reforço.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os postos também atenderam outras faixas etárias, que espontaneamente compareceram a procura por atualização vacinal e orientações.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 13 de março. A vacina está disponível nas duas salas de vacina – Vila Fabri e Nosso Teto.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina