ÔĽŅQuinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -
     
 


Município registra 02 casos de Dengue

12/02/2020 | 17h03



A Secretaria Municipal da Sa√ļde confirmou o registro de mais um caso de Dengue no munic√≠pio neste ano. Assim, at√© o momento j√° s√£o 02 casos positivos da doen√ßa. No total, s√£o 09 notifica√ß√Ķes registradas desde o in√≠cio do ano. Destas, 02 se confirmaram, 05 foram descartadas e 02 est√£o em an√°lise, aguardando resultados de exames laboratoriais.

Os novos casos suspeitos foram registrados nos bairros Vila Guarnieri, Jardim Moleiro e Jardim Sim√Ķes, onde a equipe da Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica, atrav√©s do Departamento de Controle de Vetores, est√° atuando nesta semana, at√© sexta-feira (14), realizando bloqueio, busca ativa de novos suspeitos e eliminando poss√≠veis focos do mosquito Aedes.

‚ÄúEstamos num per√≠odo cr√≠tico de muitas chuvas e pedimos para que a popula√ß√£o verifiquem diariamente seus quintais e os mantenham livres de criadouros do mosquito. A Dengue mata e s√≥ uma a√ß√£o di√°ria e conjunta entre o Poder P√ļblico e a popula√ß√£o pode frear o avan√ßo de casos‚ÄĚ, destacou o Coordenador de Fiscaliza√ß√£o Epidemiol√≥gica, Antonio Donizete Figueira.

Inserv√≠veis ‚Äď O Departamento de Controle de Vetores est√° realizando tamb√©m um trabalho junto √†s oficinas e borracharias da cidade, quanto ao descarte correto de pneus, importante para conter a prolifera√ß√£o do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Os técnicos estão orientando e distribuindo informativos esclarecendo os cuidados que devem ser tomados para um descarte adequado.

Para a população em geral, a orientação da Secretaria se resume a 03 cuidados simples:

1. Quando for trocar o pneu ‚Äúcareca‚ÄĚ por um novo, deixe-o com o revendedor (oficina ou borracheiro). Ele √© o respons√°vel por encaminhar esse pneu, que n√£o tem mais uso, para a destina√ß√£o final ambientalmente correta.
2. Caso você tenha um pneu em casa e não sabe o que fazer para descartá-lo, basta tomar uma atitude simples: ligue no telefone (17) 3341-9430 - Departamento Controle de Vetores - para agendar a coleta na sua residência.
3. Caso você tenha um pneu em casa e vá usa-lo, você deve mantê-lo em local coberto, onde não acumule água de chuvas.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina