Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020 -
     
 


Saúde realiza Campanha de Vacinação contra o Sarampo

07/02/2020 | 08h33



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria da Saúde, participa, no período de 10 de fevereiro a 13 de março, de nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, do Ministério da Saúde.

A mobilização, nessa primeira etapa, tem como foco crianças a partir de 5 anos até jovens de 19 anos. A campanha será de forma seletiva, ou seja, se destina às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação, o que configura esquema vacinal incompleto.

O Dia D de mobilização está agendado para o dia 15 de fevereiro.

Em Colina, a vacina estará disponível nas Salas de Vacina da Unidade Básica de Saúde “Fioravante Caldana” (Vila Fabri) e na Estratégia Saúde da Família "Sidney Ferreira da Costa" (Nosso Teto), com atendimento de segunda a quinta-feira, das 7 às 17h e na sexta-feira, até às 16h. No Dia D, a vacinação também ocorrerá nos mesmos locais, com atendimento das 8 às 16h.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no controle da doença e devem comparecer aos postos de vacinação com suas crianças e adolescentes, portando a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

O sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica da doença são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) diferentes países em todas as regiões do mundo reportaram surtos de Sarampo em 2019.

No Estado de São Paulo, por exemplo, até 14 de janeiro de 2020, foram notificados mais de 53 mil suspeitos, com a confirmação de 16.676 casos da doença.

A segunda etapa da campanha para outro público alvo está prevista para o mês de agosto.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina