Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020 -
     
Home > SAAEC > Colina atinge 100% de esgoto coletado e tratado
 


Colina atinge 100% de esgoto coletado e tratado

05/12/2019 | 16h37



Colina apresenta atualmente a marca de 100% de esgoto coletado e tratado.
Os investimentos no setor datam de 2001. Naquele ano foi iniciado o processo junto ao Governo do Estado, solicitando a licença para reativar a lagoa existente, localizada próximo ao bairro Nosso Teto. Nos anos seguintes, o trâmite burocrático continuou junto aos órgãos competentes, que concederam a aprovação da licença de instalação e funcionamento junto aos órgãos competentes. A partir daí, deu-se o início da construção das estações de tratamento, que demandou, entre outras medidas, a aquisição de áreas e a execução das obras, propriamente.

O esgoto coletado no município é lançado em duas Estações de Tratamento de Esgoto distintas. A primeira ETE atende aos bairros Nosso Teto, Vila Guarnieri e Conjunto Habitacional Djalma Ernesto Paro, está situada à rodovia Renê Vaz de Almeida, Km 02, e neste ano de 2019, recebeu vários investimentos. A Prefeitura Municipal executou no local: o alteamento da caixa e substituição de grelhas metálicas na Calha Parshall, aumento do lastro de concreto existente em todo perímetro das lagoas, isolamento total do sistema de tratamento, com execução de alambrado e desassoreamento, ficando o lodo armazenado em bags para a secagem e descarte correto, no Aterro Municipal.
A segunda ETE, responsável pelo tratamento de esgoto da maior parte da cidade, está instalada no Sítio Colina, Estrada CLN 251, zona rural.

O processo de tratamento do esgoto é igual em ambas as Estações. Depois de tratado, o esgoto é lançado, através de emissário, no efluente do Ribeirão das Palmeiras e também no Córrego do Retirinho, que é um efluente do Ribeirão das Palmeiras.

Para o Prefeito Dieb Taha investir em saneamento básico é ter compromisso com o meio ambiente e respeito pelo cidadão. “Nossa Administração prioriza vários setores e, em especial, o saneamento básico. São investimentos que refletem diretamente em qualidade de vida e saúde da população”.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina