Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019 -
     
 


Índice de Breteau aponta "situação de alerta” de risco de dengue em Colina

31/10/2019 | 08h27



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria da Saúde, via Departamento de Controle de Vetores, realizou no início do mês de outubro a ADL- Avaliação de Densidade Larvária no município. Foram visitados 426 imóveis e o Índice de Breteau ficou em 1,64.

O número em Colina está um pouco acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o número menor ou igual a um tolerável, de 1 a 3,9, situação de alerta, e superior a 4 risco de surto.

A ADL é uma atividade de campo, que consiste na busca ativa por larvas no interior dos imóveis para traçar um mapa atualizado do índice de infestação.

O levantamento indicou ainda os principais recipientes onde foram encontradas larvas. São eles: ralos internos, bebedouros de animais, piscinas, pratos de plantas e pingadeiras, garrafas retornáveis, baldes, calhas, lajes e caixas d’água, nessa ordem.
De acordo com o Controle de Vetores o resultado da ADL é preocupante, principalmente, porque se aproxima o período chuvoso e o verão, clima e condições propícias à proliferação do mosquito transmissor da Dengue,Zika e Chikungunya.

A recomendação da Vigilância Epidemiológica é de que os cuidados preventivos sejam redobrados e faz um apelo à população para que cumpra o seu papel na luta contra o mosquito Aedes, fiscalizando diariamente seus ambientes familiares e de trabalho, mantendo-os livres de criadouros. Os proprietários de lotes e casas vazias também devem manter as propriedades limpas e livres de possíveis focos do mosquito.
Estudos mostram que a maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, portanto, cada colinense é protagonista de seu bem estar.

A Prefeitura Municipal, por sua vez, mantém, de forma ininterrupta, ações de combate ao mosquito, que incluem a eliminação de criadouros, orientações de prevenção aos munícipes durante o casa a casa, além de realizar ações intersetoriais, como a limpeza de terrenos, bueiros e vias públicas.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina