Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019 -
     
Home > Fundo Social > Prefeito Dieb recebe selo “Amigo do Idoso”
 


Prefeito Dieb recebe selo “Amigo do Idoso”

24/10/2019 | 10h00



O prefeito Municipal, Dieb Taha, recebeu das mãos da Secretária Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), Célia Parnes, o Selo Inicial do Programa Amigo do Idoso, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, no dia 1º de outubro, quando se comemorou o Dia Internacional do Idoso.

Na oportunidade, com a presença do Governador João Doria, o Secretário Estadual de Habitação Flavio Amary, anunciou o lançamento do programa “Vida Longa”, projeto voltado à população idosa em vulnerabilidade social.

O Selo Amigo do Idoso foi criado com o objetivo de estimular os municípios a implantarem diversas ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. A premiação é dividida em 3 categorias: Selo Inicial; Intermediário e Pleno.

O Prefeito Dieb envaidecido com a certificação garantiu que as ações em prol de melhor idade vão continuar. “A conquista do selo é resultado de um trabalho sério da nossa Administração, em relação à população idosa. Nosso objetivo é cada vez mais investir e garantir que nossos idosos tenham condições de um envelhecimento ativo e saudável”.

A Prefeitura de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, via CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, atende 37 idosos no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), com reuniões semanais, às segundas e terças-feiras, no Centro de Convivência do Idoso, com a presença de uma Assistente Social, que profere palestras e os orienta sobre vários temas, tudo com a supervisão da equipe do CRAS. Além disso, outros 6 idosos, com idade acima de 80 anos, participam do programa Amigo do Idoso do Governo Estadual e outros 152 são assistidos com BPC - Benefício de Prestação Continuada.

O Conselho Municipal do Idoso, presidido pela Assistente Social, Lilian Rodrigues Domegueti, dentre outras atribuições, acompanha o atendimento aos idosos do Asilo São José, relatando ao Judiciário as condições gerais oferecidas no local.

O CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social também exerce trabalho junto aos idosos do município, no tocante a verificação de denúncias, e etc.

No âmbito do Fundo Social de Solidariedade, o Grupo da 3ª Idade “Amigos para Sempre” recebe total apoio nas suas ações, quando de sua participação no JORI – Jogos Regionais do Idoso, disponibiliza um Profº. De Dança, para ensaiá-los e prepará-los para a apresentação nos Jogos, bem como em apresentações em eventos locais e regionais. O FSS também oferece gratuitamente o figurino (roupas) da dança escolhida, uniformes, além de distribuição de ovos de páscoa, dentre tantas outras ações.

Recentemente, por conta do Dia Internacional do Idoso, o FSS, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu a Semana do Idoso, com intensa programação voltada à melhor idade. O evento contou com atividades culturais, esportivas, de saúde e socialização, tais como visita ao Teatro Pedro II em Ribeirão Preto, onde assistiram ao espetáculo musical “Um Brinde à Vida”, do Tenor Ribeirão-Pretano, Ramón Mundim & Convidados, sendo que entre esses convidados, apresentou-se o Tenor Sertanezino Jean Willian, consagrado internacionalmente, apresentações teatrais, Trilha Ecológica, Exposição de Peças Antigas, Jantar Dançante no Asilo São José, caminhada e no encerramento, Missa na Praça Matriz. A Semana do Idoso foi realizada utilizando vários espaços, entre eles o Museu Municipal e Museu do Cavalo.

A Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer, por sua vez, oferece aulas de Vôlei Adaptado, inclusive viabilizando a participação em torneios regionais e Tai Chi Chuan.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina