Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020 -
     
 


Na semana das crianças, o bullying em debate nas escolas municipais

16/10/2019 | 08h57



Os alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, assistiram, na semana das crianças, uma peça teatral que tem como tema central o bullying nas escolas.

A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, e trata-se de continuidade das ações do PAIF – Serviço de Proteção à Família, iniciadas ainda em setembro. Na oportunidade, todos os professores da Rede Municipal de Ensino participaram de palestra sobre a mesma temática, intitulada: “Bullying: Refletindo sobre esse fenômeno social nas escolas públicas”, proferida pelas Profªs, as Dras. Lúcia Aparecida Parreira e Maria Cristina Piana, realizada na sede do Grêmio Cultural de Colina.

Na semana passada foi a vez dos alunos refletirem sobre a questão. O Grupo de Teatro “Ó do Borogodó” foi o responsável por colocar o tema em discussão. A peça “O Quintal do Jota”, de autoria própria, encenada para os alunos, conta a estória de 04 amigos de escola, que brincam no quintal do Jota. Entre eles, Pedro, o valentão, está sempre chateando os amigos, praticando bullying, com brincadeiras de mau gosto, palavras e xingamentos.

Quando os amigos passam a agir da mesma forma com Pedro, esse, se dá conta do quanto estava sendo indelicado e agressivo com os amigos.

A mensagem da peça, segundo a atriz, Amanda, integrante do grupo de teatro, é de que não se deve praticar e tão pouco, revidar uma atitude agressiva de intimidações.

De acordo com a Coordenadora do CRAS, Priscila Narcizo Dionísio, a ação teve como objetivo conscientizar os alunos quanto aos malefícios psicológicos causados por intimidações e o teatro é uma forma engraçada e leve de passar a mensagem certa e a aceitação é muito boa.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina