Domingo, 29 de Março de 2020 -
     
Home > Secretarias > Desenvolvimento Social > Atividades culturais, de lazer e saúde marcam a Semana do Idoso em Colina
 


Atividades culturais, de lazer e saúde marcam a Semana do Idoso em Colina

10/10/2019 | 08h30



Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o apoio das demais secretarias, promoveu no período de 01 a 05 de outubro, a “Semana do Idoso”, com extensa programação de atividades especiais voltadas para o público da 3ª Idade, que incluiu os integrantes do Grupo da 3ª Idade “Amigos para Sempre”, idosos do Serviço de Convivência do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, internos do Asilo São José e voluntárias dos Projetos de Costura e confecção de fraldas do Fundo Social.

O evento contou com atividades culturais, esportivas, de saúde e socialização e teve como objetivo a valorização os idosos, oferecendo momentos de lazer e descontração, com foco na importância da saúde física e mental e no envelhecimento ativo.

Na abertura da Semana, no dia 1º, os integrantes do Grupo da 3ª Idade “Amigos para Sempre” e os idosos do Serviço de Convivência do CRAS foram brindados com visita ao Teatro Pedro II, em Ribeirão Preto, onde assistiram ao espetáculo musical “Um Brinde à Vida”, do Tenor Ribeirão-Pretano, Ramón Mundim & Convidados, sendo que entre esses convidados, apresentou-se o Tenor Sertanezino Jean Willian, consagrado internacionalmente.

Na quarta, 02, no espaço do Museu Municipal, os idosos visitaram a Exposição: “Que bicho te comeu”, do estudante em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Vagner Meira Cotrim e o Grupo da 3ª Idade “Amigos para Sempre” apresentou a peça teatral, de autoria própria, denominada: “Alegria de Viver”. Logo após, os idosos assistiram a apresentação do Grupo Ó do Borogodó.

Na quinta, 03, utilizando o espaço do Saloon e Museu do Cavalo, localizados no Recinto Municipal, foi dia de resgatar a história, através de uma exposição de objetos antigos, preparada pelos próprios idosos. A exposição recebeu a visita de grupos da 3ª idade das cidades de Jaborandi (manhã) e de Terra Roxa (tarde). Na oportunidade, os idosos interagiram também com os alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Colina e com cerca de 180 jovens alunos dos 6ºs anos e 7º C, da Escola Municipal “Lamounier de Andrade”, que ainda visitaram o Museu do Cavalo.

A programação prosseguiu na sexta-feira, 04. No período da manhã, os idosos participaram de atividade voltada ao esporte e saúde. Na Trilha Ecológica Municipal, monitorados pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, percorreram a trilha. Antes, porém, os participantes se aqueceram, com exercícios de alongamento, orientados pelo Professor, Gilberto Gonçalves.

Ao final da trilha, momento de descanso e descontração. Os idosos foram surpreendidos com a realização de um piquenique às margens do lago, debaixo das árvores, com total estrutura, inclusive com banheiros químicos acessíveis à disposição. Foi servido um farto café da manhã, com café, chá, suco, refrigerantes, frutas e guloseimas diversas.

O dia terminou com muita emoção e entretenimento. À noite foi realizado um jantar dançante nas dependências do salão do Asilo São José, com show ao vivo dos cantores Mikéias e Ricardo Faria.

O último dia da programação começou pela manhã com uma caminhada, com saída do Ginásio Municipal de Esportes até a Praça Matriz. Na chegada, os idosos receberam os cuidados da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que aferiu Pressão Arterial e os orientou sobre Dengue e DSTs/AIDS.

A Semana do Idoso terminou com uma missa na Igreja Matriz à noite, celebrada pelo Padre José Roberto Alves Santana que contagiou os presentes e homenageou os idosos, com uma bênção e os parabenizou pela energia, sabedoria e espírito de juventude.

A Presidente do FSS, Profª. Liliana Jorge Drubi Taha, idealizadora do evento, participou ativamente de todas as atividades, afirmou ser de grande importância promover momentos especiais para a 3ª idade. “Foi uma semana intensa. Um misto de sentimentos: respeito, admiração e amor. É um privilégio ver os nossos idosos com tanta energia e felicidade. Quero agradecer a todos os envolvidos na organização do evento. Tudo foi preparado com muito carinho para os nossos idosos, que merecem toda a atenção, cuidado e gentileza”.

Toda estrutura do evento, como transporte e alimentação, foi oferecida gratuitamente pela Prefeitura.
O Prefeito Municipal, DiebTaha, salientou que o Governo Municipal atua com diversas ações, visando a garantia da qualidade de vida da população da Melhor Idade. “Como em todas as áreas, no que diz respeito à políticas públicas e atividades de proteção e assistência aos idosos não é diferente. Por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, via CRAS, e de Esportes, Turismo e Lazer, são realizadas várias atividades durante o ano todo. Os idosos do município contam ainda com o Centro de Convivência do Idoso e recebem total apoio da Prefeitura na participação do Jori – Jogos Regionais do Idoso, campeonatos regionais, liberação do Saloon para a realização semanal do baile forró, enfim, estamos sempre promovendo, incentivando e apoiando ações de interação, troca de informações e atividades inclusivas que favoreçam a Melhor Idade”.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina