Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020 -
     
 


Museus colinenses participam da 13ª Primavera dos Museus

02/10/2019 | 09h02



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Esportes, Turismo e Lazer e Fundo Social de Solidariedade, promoveu de 25 a 27 de setembro, a 13ª edição da Primavera dos Museus, com programação especial no Museu Municipal e Museu do Cavalo, que incluiu atividades como exposições, oficinas e exibição de filme.

A 13ª Primavera dos Museus, proposta e coordenada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, tem como tema esse ano "Museus por dentro, por dentro dos museus", e objetiva fomentar o interesse pelas visitas nas instituições museológicas, de forma dinâmica e sustentável. Visa também destacar a importância das instalações como referências às memórias, tradições, cultura e desenvolvimento dos povos e cidades.
Em Colina, as atividades tiveram início no dia 25, quando os visitantes do Museu Municipal foram brindados com a belíssima exposição: “Que bicho te comeu”, do estudante em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Vagner Meira Cotrim. A exposição apresenta, ora de forma expositiva, ora interativa, a relação que as aves do Parque Débora Paro, em Colina, estabelecem com os vegetais frutíferos e vegetação do local.

Cerca de 350 alunos da Rede Municipal de Ensino e Particular matriculados no terceiro ano do Ensino Fundamental visitaram a exposição, que continua aberta à visitação.

O Museu do Cavalo dentro da programação especial da 13ª Primavera dos Museus ofereceu ao público, nos dias 26 e 27, a exposição: “Cavaleiros colinenses destaque no CCE – Concurso Completo de Equitação”. Ainda no dia 26, foi realizada a exibição, nos períodos da manhã e tarde, do Cine Museu com filme de animação, direcionada aos alunos da APAE – Associação de Pais e Excepcionais de Colina, com a distribuição de pipoca e sucos. Inclusive, segundo a Diretora do Museu, Marcela Drubi, essa ação foi uma prévia de um projeto que ela pretende implantar no local, com a exibição de filmes, ao menos uma vez por mês, aos alunos da APAE.

A programação do Museu do Cavalo contou ainda com a Oficina de Artesanato, direcionada ao público da Terceira Idade. As ações tiveram excelente aceitação e participação da comunidade.
O Museu do Cavalo está instalado no Recinto Municipal.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina