Domingo, 15 de Setembro de 2019 -
     
 


Prefeitura de Colina realiza Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos

24/07/2019 | 15h35



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou no último dia 15 de julho, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2019 para a imunização de cães e gatos.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados. Mesmo aqueles animais que já foram imunizados em anos anteriores devem receber a nova dose.

A ação começou na zona rural. As equipes volantes estão percorrendo Chácaras, sítios e fazendas no período de 15 a 26 de julho. É importante que os proprietários de cães e gatos deixem seus animais nas sedes das propriedades rurais. Até o momento, 683 animais domésticos foram imunizados na zoina rural, sendo 611 cães e 72 gatos.

Na zona urbana a vacinação ocorrerá de 05 à 17 de agosto, nos locais definidos, segundo o cronograma de vacinação, que será realizado sempre neste horário: das 8h às 11h e das 12h às 16h.

A Secretaria da Saúde reforçou que tanto na zona rural como na zona urbana, não haverá vacinação em domicílio. Todos os cães e gatos devem ser levados aos pontos de vacinação por pessoas maiores de idade e com força suficiente para contê-los. A orientação é levar os cães com guias e coleiras e, no caso de animais de grande porte, é conveniente que se use focinheira. Já em relação aos gatos, o ideal é levá-los em caixa de transporte, mas é possível improvisar com outros equipamentos, como por exemplo, carrinho de feira, gaiolas grandes, entre outros.

Os critérios para que os animais possam ser vacinados é que tenham mais de três meses de vida e estejam aparentemente saudáveis. Fêmeas que estiverem prenhes também podem receber a vacina.

Os sintomas da raiva são: alteração de comportamento, salivação abundante, dificuldade para engolir e paralisia das patas traseiras. Não há registro da doença nos últimos anos, e a imunização é a melhor forma para que a doença continue controlada.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, reforçou a importância de vacinar os animais domésticos, principalmente quando se trata da saúde publica, já que a raiva é uma doença que pode ser transmitida para seres humanos e compromete o sistema nervoso. "É muito importante que a vacinação de todos os cães e, especialmente, todos os gatos seja realizada. A vacinação é gratuita e tem como objetivo garantir o controle da raiva nos cães e gatos e evitar que a doença atinja a população humana”,

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".