Domingo, 16 de Junho de 2019 -
     
 


Colina recebeu o programa “Viagem Literária”

29/05/2019 | 16h56



A contação de histórias feita por Kiara Terra encantou o público presente na Bibliotecal Municipal e Praça Fernando Vianna.


A última sexta-feira, dia 24 de maio, foi de muita história para contar na Biblioteca Municipal e Praça Prefeito Fernando Pereira Vianna em Colina. Os espaços públicos receberam a edição 2019 do programa “Viagem Literária”, promovido por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Colina com a Secretaria de Estado da Cultura.

O evento contou com a organização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e o apoio das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, por meio de um trabalho conjunto de seus diversos profissionais envolvidos diariamente com as temáticas pedagógicas e culturais.

Todas as escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram do programa, com ênfase para as turmas do 5° ao 8° anos. Porém, o projeto foi aberto ao público, gratuito e com classificação indicativa livre para todos os públicos.

A atração da programação foi a contação de histórias feita pela renomada educadora Kiara Terra, nas duas sessões, às 9h e às 14h.

Sobre a escritora

Kiara Terra é nascida em São Paulo. Formou-se em teatro no Célia Helena Teatro-Escola e Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). A escritora escreveu os livros “A Menina dos Pais Crianças” (Editora Ática) e Hocus Pocus: um pai de presente (Cia das Letras). Além de escritora, Kiara é contadora de histórias. Em 1998 criou o método de narração chamado “A História Aberta”, que são narrativas colaborativas que estimulam a participação do público.

Escuta e técnicas de improvisação são os principais recursos desse modo de narrar. Ele tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores como para espaços de mediação de obras de arte, museus e exposições. Kiara viaja o Brasil formando educadores.

Sobre o programa

“Viagem Literária” é um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria da Cultura de São Paulo e realizado pela SP Leituras. Promove contação de histórias e encontros com escritores infanto juvenis e adultos. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.

Desde 2008, quando foi lançado, o programa percorreu 195 municípios, levando contadores de histórias, escritores, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 300 mil cidadãos que vivem no território paulista.

Em Colina, o projeto teve início nas escolas municipais por meio da realização de um trabalho pedagógico de literatura, oficinas artísticas e incentivo a literatura envolvendo professores, alunos e funcionários, e prosseguiu com a contação de história e interação na Biblioteca Municipal e Praça Prefeito Fernando Pereira Vianna.

De acordo com a Profª. Elizabete Milani Neme, responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, “participar do programa Viagem Literária é um privilégio porque reforça a importância dos nossos alunos e pessoas de todas as idades conhecerem histórias de mundos reais e imaginários e resgata a tradição das histórias orais enriquecendo nosso patrimônio cultural. E, ainda, permite que toda a comunidade se aproxime da Biblioteca Municipal”.

Para o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, “realizamos a edição 2019 do programa Viagem Literária em nossa cidade com o objetivo de estimular o prazer pela leitura, formar novos leitores e valorizar os escritores locais e do nosso país. E destacar que o Viagem Literária também é um projeto de continuidade ao incentivo a leitura, iniciado com a 1ª Feira do Livro de Colina, que realizamos em 2018”.

O Prefeito Dieb parabenizou toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura pelos investimentos na educação e pela valorização e promoção da riqueza cultural existente no município de Colina.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos: Júlio César Gonçalves, "Biguri".