Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019 -
     
 


Prefeitura de Colina realizou ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

22/05/2019 | 15h15



O objetivo foi sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.


Em virtude do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, numa ação conjunta com o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realizou a Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, com ações para engajar a população colinense na tarefa de prevenção e combate às diversas situações de violações de direitos das crianças e adolescentes.

Para realização das ações, houve a parceria do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social; Conselho Tutelar; equipe da Rede Socioassistencial e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. As atividades contaram ainda com o apoio do Clube da 3ª Idade de Colina “Amigos Para Sempre”; Casa Assistencial “Nosso Lar Amigos do Bem”; Motoclube “Cavaleiros Sobre Rodas” e Polícia Militar.

A programação aconteceu nos dias 13, 15 e 18 de maio com palestra, teatro, caminhada e distribuição de materiais informativos, com a participação dos alunos das Escolas Municipais: “Lamounier de Andrade” e Escola Agrícola.

Na tarde do dia 13 houve palestra educativa no Museu Municipal. O evento foi aberto ao público. A palestra abordou o tema: “O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes: abuso e exploração sexual, pedofilia, turismo e tráfico de crianças”, e foi ministrada pelo investigador de polícia, graduado em direito e pós-graduado em direito processual, Profº. Jairo Bertelli Francisco Gabaldi.

No dia 15, nos períodos da manhã e da tarde, todos os alunos da Escola Municipal “Lamounier de Andrade” e Escola Técnica Agropecuária “São Francisco de Assis” (Escola Agrícola), assistiram, nas próprias unidades escolares, a apresentação teatral do Grupo de Teatro Ó-do-borogodó, da cidade de Ariranha.

Encerrando a programação, na manhã do dia 18 de maio, aconteceu a caminhada – movimento em prol à prevenção e combate ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – com saída e chegada do Museu Municipal.

Além da caminhada, aconteceram diversas apresentações musicais e culturais; premiação do 1º Concurso de Redação “Aluno Consciente” e premiação para os participantes da caminhada.

1º Concurso de Redação “Aluno Consciente” – a vencedora foi a aluna do 8º ano B da Escola “Lamounier de Andrade”, Maria Eduarda Gonçalves.

Caminhada – entre os participantes da caminhada, Cleiton dos Santos Gonçalves foi sorteado.

A Campanha “Faça Bonito” teve como objetivo prevenir e informar a população sobre a importância do tema, bem como estimular a denúncia, garantindo que as situações de violência, atuais e futuras, sejam evitadas.

É necessário destacar que a investigação de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes está sob a responsabilidade do trabalho desenvolvido pela Delegacia de Polícia e pelo Ministério Público.

“É crucial o envolvimento do Poder Público juntamente com a sociedade para a prevenção de casos de abuso. As ações são muito importantes na conscientização e reforçam que devemos estar atentos todos os dias, definindo estratégias para o aperfeiçoamento de ações preventivas e articular uma rede de proteção aos direitos infantojuvenis”, ressaltou o Prefeito Dieb Taha.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".