Terça-Feira, 21 de Maio de 2019 -
     
 


Prefeitura inicia Projeto de desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Nosso Teto

09/05/2019 | 13h27



A Prefeitura Municipal de Colina está executando o projeto de Limpeza e Desassoreamento nas Lagoas Anaeróbia e Facultativa da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) dos bairros Nosso Teto/Vila Guarnieri e Colina D.

A obra é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Colina e FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Está sendo executada pela empresa Biodata Serviços Ambientais Ltda.–ME, vencedora do processo licitatório.

A 1ª etapa do projeto de Desassoreamento contemplou a limpeza do terreno e remoção de cerca; execução de 622 m de alambrado no entorno da ETE; instalação de portão de acesso e a construção de lastro de proteção em concreto, com 1,00m de largura no entorno das lagoas (646 m² de concreto).

A 2ª etapa, que está em andamento, é a execução do desassoreamento, por meio de dragagem de sucção, nas Lagoas Anaeróbia e Facultativa da ETE e, portanto, consiste na remoção da parte sólida do esgoto que fica retido nas lagoas, que proporcionará que a eficiência do sistema atinja em torno de 80%.

O desassoreamento é necessário porque, com o passar dos anos, materiais sólidos – como terra e areia que vêm pela rede de esgoto – se acumulam no fundo da lagoa, diminuindo sua lâmina de água e reduzindo o volume de esgoto tratado pela ação das bactérias anaeróbicas. A remoção do lodo melhora a eficiência do sistema no tratamento de esgotos.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, destacou que o Projeto de Limpeza e Desassoreamento segue critérios técnicos para executar uma ação importante, pois estamos falando em esgoto tratado para a saúde da população e para a preservação do meio ambiente. “O investimento que estamos realizando nas lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto está em sintonia com o que preconiza os órgãos ambientais”.

O Prefeito Dieb acrescentou, dizendo: “são investimentos importantes em saneamento e saúde pública, que melhoram a qualidade de vida da população. E, pensando na saúde da família colinense, construímos a Estação de Tratamento de Esgoto, pois tanto nas minhas administrações anteriores (2001/2008) como nesta gestão, saneamento básico e saúde pública para garantir maior qualidade de vida aos cidadãos, são nossa prioridade. Durante meus governos anteriores, Colina foi um dos primeiros municípios da região a viabilizar cerca de 97% do tratamento de esgoto na cidade”,

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".