Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019 -
     
 


Campanha de Vacinação contra a Gripe continua em Colina

08/05/2019 | 16h19



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde iniciou, no último dia 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que será realizada até o dia 31 de maio.

A imunização inclui pessoas com 60 anos ou mais; os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); crianças com pelo menos seis meses e menores de seis anos; pacientes com doenças crônicas e comorbidades; professores da rede pública e privada; pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Mobilização Dia D – A Secretaria Municipal da Saúde realizou no último sábado, dia 04 de maio, o “Dia D” da Campanha. Durante todo o dia, das 8h às 17h, a vacinação esteve disponível em três pontos da cidade: nas Unidades Básicas de Saúde “Fioravante Caldana” (Vila Fabri) e “Theresa Bernardes Teixeira” (São Sebastião), bem como na Estratégia Saúde da Família “Sidney Ferreira da Costa” (Nosso Teto).

Segundo dados oficiais da Saúde Municipal, até o dia 04 de maio foram imunizadas 2.779 pessoas, sendo: 1.127 idosos; 186 trabalhadores de saúde; 76 gestantes; 31 puérperas; 732 crianças; 91 professores e 536 pessoas com doenças crônicas.

Além da vacinação contra a gripe, está sendo realizada a atualização da caderneta de vacinação dos grupos prioritários, se estiverem com vacinas em atraso. A atualização tem como objetivo resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, visando melhorar a cobertura e, assim, manter controladas e erradicadas diversas doenças.

Segundo a Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira, a principal forma de evitar o contágio da doença é se vacinar. “As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência em pessoas com idade acima de 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos destas doenças”, explicou.

Para o Prefeito Municipal, Dieb Taha, “é muito importante que todo público alvo se vacine. Especialmente com a proximidade do inverno, que aumenta as chances de transmissão, precisamos que as pessoas fiquem atentas e se previnam. Além disso, convocamos os grupos mais suscetíveis para irem aos postos de saúde se imunizar”.

Em Colina, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros: Nosso Teto, São Sebastião, Vila Fabri, CDHU 2 e também no Ambulatório de Especialidades “Itacy de Andrade”, de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h e às sextas-feiras, das 7h às 11h e das 13h às 16h. A vacina é gratuita. Para receber a dose, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".