Sádado, 23 de Novembro de 2019 -
     
 


Prefeitura de Colina entregou obras de revitalização da Praça “Prefeito Fernando Pereira Vianna”

10/04/2019 | 11h10



Além da solenidade inaugural, nas manhãs dos dias 04 e 05 aconteceu o Projeto Pedagógico "Biblioteca e Praça Ativas".


Na manhã da última sexta-feira, dia 05 de abril, a Prefeitura Municipal de Colina entregou as obras de revitalização da Praça “Prefeito Fernando Pereira Vianna”.

E durante as manhãs dos dias 04 e 05 foi realizado o Projeto Pedagógico "Biblioteca e Praça Ativas" com os alunos das Escolas Municipais "Lamounier de Andrade" e "São Francisco de Assis" (Escola Agrícola) e estagiários de Pedagogia dos Polos de Educação a Distância da UNIRP e da UNIVESP.

A solenidade inaugural contou com a presença de autoridades municipais como o Prefeito Dieb Taha e sua esposa, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Liliana Jorge Drubi Taha; os Vereadores Henrique de Oliveira Campase, Célia Regina Lopes, Edinalva de Oliveira Possidônio de Sousa e Tatiane Galhardi Marsili; a responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Profª. Elizabete Milani Neme; o Secretário Municipal de Obras, Engº Luciano Marin Spexoto; o Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Engº Jaci Salim Paro e demais Secretários; funcionários municipais e a população colinense.

Estiveram presentes também, os familiares do “Prefeito Fernando Pereira Vianna” – seus netos: Fernando Pereira Vianna Neto e Fernando Arroio acompanhado da esposa Ana; seu bisneto Fernando Noronha Pereira Vianna Neto e Miguel Arcanjo Assunção.

A Praça “Prefeito Fernando Pereira Vianna” recebeu obras de reforma e pintura geral, com a recuperação de 1.944,60 m² de passeio público; instalação de bancos de concreto e reforma dos existentes; pintura do piso e demarcação na quadra poliesportiva; instalação de alambrado, lixeiras e playground; rampas de acessibilidade; iluminação pública, além de jardinagem.

Projeto Pedagógico "Biblioteca e Praça Ativas"

Durante as manhãs dos dias 04 e 05 foi desenvolvido na Praça Fernando o Projeto “Biblioteca e Praça Ativas” com o propósito de desenvolver intervenções pedagógicas e atividades culturais na Praça e Biblioteca Municipal.

O projeto compõe-se de três etapas de natureza diversificada, direcionadas aos alunos dos 6°s anos das escolas Municipais “Lamounier de Andrade” e “São Francisco de Assis” (Escola Agrícola), que cativados e atraídos para este ambiente dinâmico, interagiram de forma sinérgica, criativa e leitora com a obra “O Sítio do Pica Pau Amarelo – As caçadas de Pedrinho”, um clássico da literatura infantil brasileira, além da distribuição gratuita de pipoca, algodão doce, playground, apresentações musicais e muita diversão para todos os alunos e adultos que desejassem embarcar nessa viajem pela leitura. A Praça e a Biblioteca Municipal foram tematizadas e em plena intervenção pedagógica-artística e cultural.

O trabalho de intervenção pedagógica foi realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; da Biblioteca Municipal; das Escolas Municipais “Lamounier de Andrade” e “São Francisco de Assis” e seus profissionais e alunos; dos(as) alunos(as) dos Cursos de Pedagogia dos Polos de Ensino Superior a Distância da UNIVESP e da UNIRP de Colina e do Projeto Musical “A Rede Cultural”.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha cumprimentou a todos, saudou as autoridades destacando e agradecendo a presença dos familiares do Prefeito Fernando Pereira Vianna. “Quero destacar minha satisfação em ser Prefeito pela 3ª vez e entregar essa Praça totalmente revitalizada para a família colinense. Aproveito para ressaltar que trabalhamos com muita dedicação e criatividade para driblar as dificuldades econômicas, visando sempre o desenvolvimento e o progresso de Colina. Agradeço minha equipe de trabalho por toda a determinação na execução das atividades diárias”.

Dieb acrescentou destacando que “essa é uma Praça histórica para o município, que honradamente leva o nome do Prefeito Vianna. Um homem muito a frente de seu tempo, que iniciou ainda a solução do grave problema do Buracão, assim como construiu inúmeras obras de saneamento, conservou estradas rurais, ampliou a iluminação da cidade; calçou várias ruas e construiu o primeiro grupo escolar de Colina. Um excelente administrador, que já naquela época, por volta de 1956 a 1960, priorizava a educação, a saúde e o saneamento básico. E, assim como o Prefeito Vianna, temos que ter prioridades! Me recordo com muita gratidão quando fui vereador, no ano de 1995, e tive a oportunidade de entregar, com o Prefeito Dr. Adilson Sturaro, as melhorias aqui nesta Praça. E hoje, como Prefeito Municipal, a mesma satisfação. Aproveito a oportunidade para agradecer aos familiares do então vereador “Zezinho do foto” (em memória), pela indicação do Projeto de Lei que denominou essa Praça, através do Prefeito Mário Pinto Neto. E mais uma vez, agradecer a família do Prefeito Vianna, que muito nos orgulhou com sua presença na manhã de hoje”.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".