Terça-Feira, 21 de Maio de 2019 -
     
 


Museu Municipal de Colina recebe exposição itinerante sobre cultura do café

04/04/2019



Exposição fotográfica itinerante: "Memórias afetivas e a cultura do café na região noroeste paulista" estará em Colina até o próximo dia 02 de maio.


O Museu Municipal de Colina recebe, de 1º de abril até o próximo dia 02 de maio, a exposição fotográfica itinerante: “Memórias afetivas e cultura do café na região nordeste paulista”, com entrada gratuita. O local está aberto à visitação de segundas-feiras, das 13h às 17h; terças a sextas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 17h; e aos sábados, das 9h às 12h.

A abertura oficial do evento foi realizada na manhã do último dia 02 de abril, com apresentação musical de viola e violão da dupla “Erikson e Nicole”, e contou com a presença do Prefeito Dieb Taha e sua esposa, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Profª. Liliana Jorge Drubi Taha; a responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Profª. Elizabete Milani Neme; os Secretários de Obras; de Serviços Urbanos e de Esportes, Luciano Marin Spexoto, Luiz Henrique Pires de Oliveira e Marcelo Pinto Neto, “Barba”; o Coordenador de Atividades Culturais, Gilberto Gonçalves; do Professor de História Luiz Gustavo S. T. Ferreira; Diretores de Escolas; Coordenadores Pedagógicos; das funcionárias do Museu Municipal, Angelita Correa e Shirlei Santos de Souza; e a população colinense.

Estiveram presentes também, Bárbara Paulote, que representou o Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP e a ACAM Portinari; uma das proprietárias da Fazenda São Joaquim, Elisa Garcia Guarnieri; representantes da Associação Amigos da Estação e da Memória Ferroviária de Colina e do Clube da 3ª Idade de Colina “Amigos Para Sempre”.

A exposição – no total são 12 painéis que contam, por meio de fotos e textos, o impacto do cultivo cafeeiro na formação do patrimônio cultural material e imaterial da região, em especial nos séculos XIX e XX.

A cultura do café nas principais cidades da região; os tipos de café; produção, colheita, armazenagem e torrefação; o impacto do café para a economia regional; arquitetura de fazendas e vilarejos cafeeiros; além de curiosidades e memórias afetivas compõem a mostra.

Coordenada e produzida por Evandro Junior Ferreira da Silva, a mostra é fruto do Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari com o Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP.

O projeto é realizado pela parceria entre a Prefeitura Municipal de Colina e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

A Profª. Elizabete Milani Neme, responsável pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ressaltou a memória histórica da intensa produção cafeeira colinense para a economia paulista, destacando a produção cafeeira da Fazenda São Joaquim no século XX, que tinha terreiro para secagem do café em grão todo ladrilhado e com água encanada e alcançou a produção de 650.000 cafeeiros; e destacou ainda, que a exposição itinerante vai percorrer todo o Estado de São Paulo e, por conseguinte, divulgar Colina em todo o território paulista por meio dos dois painéis locais que compõem a exposição e agradeceu a Secretaria Estadual de Cultura e as associações parceiras pela oportunidade.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, convidou a família colinense e visitantes da região para prestigiar a exposição sobre a rica história da cultura do café, que estará exposta gratuitamente até o dia 02 de maio, no Museu Municipal.

“Queremos que o colinense e o visitante conheça e descubra a importância que a cultura do café teve para o desenvolvimento cultural, social e econômico do interior paulista em nossa região. A exposição mostra curiosidades e tradições que envolvem as peculiaridades do tema cafeeiro, além de apresentar costumes através da identificação de fazendas e moradores que tiveram a cafeicultura como base”, destacou o Prefeito.

Dieb acrescentou, dizendo que a Administração tem direcionado atenção especial à área museológica, para o fortalecimento da preservação do patrimônio local, considerando que o Museu, em especial, é de grande importância para a história e para a formação cultural. “Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo brilhante trabalho desenvolvido em Colina, promovendo educação de qualidade e diversidade de atividades culturais”.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina