Terça-Feira, 18 de Junho de 2019 -
     
 


Prefeito Dieb entrega uma nova Escola de Educação Infantil no bairro Vila Hípica

20/03/2019 | 20h03



Na tarde da última sexta-feira, dia 15 de março, o Prefeito Municipal de Colina, DiebTaha, inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil “Pedro Cardeal Magosso”, localizada na Rua 1 nº 470, no bairro Vila Hípica.

A solenidade inaugural contou com a presença de autoridades municipais como o Prefeito Dieb Taha e sua esposa, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Liliana Jorge Drubi Taha; o Vice-prefeito, Sérgio Campanholi e sua esposa, a Vice-presidente do Fundo, Profª. Eliana Bueno Camargo Campanholi; o Presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Moralles; as Vereadoras Célia Regina Lopes, Edinalva de Oliveira Possidônio de Sousa e Tatiane Galhardi Marsili; a responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Profª. Elizabete Milani Neme e demais Secretários; a Diretora da nova unidade escolar, Profª. Lillian Aparecida Felisbino Pessim e demais Diretores de Escolas; professores; funcionários municipais; familiares do senhor “Pedro Cardeal Magosso” e a população colinense.

Estiveram presentes também, o Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, Leandro Damy, que representou o Governador do Estado de São Paulo, João Doria; o Deputado Federal Geninho Zuliani e a Dirigente Regional de Ensino de Barretos, Profª. Solange de Oliveira Bellini.

Momentos de emoção e saudade marcaram a cerimônia inaugural, quando o Vice-prefeito, Sérgio, e a Presidente do Fundo, Profª. Liliana, entregaram mimos ao filho do patrono, Marco Antônio de Almeida Magosso e a sua esposa, Silvia, acompanhados da filha Maria Emília.
A moderna Escola Municipal de Educação Infantil “Pedro Cardeal Magosso” tem capacidade para atender até 130 crianças de 0 a 05 anos, sendo crianças de 0 a 3 anos – Creche e crianças de 4 a 5 anos – Recreação e Pré-escola.

Foi construída por meio da parceria entre a Prefeitura de Colina e o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do Programa Estadual Creche Escola e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, da Secretaria de Estado da Educação.

Em seu discurso, a Profª Bete Neme, após cumprimentar a todos , destacou: “é com sentimento de imensa felicidade e gratidão, que inauguramos hoje a 8ª escola educação de educação infantil e a 15ª escola da Rede Municipal de Ensino. E o que se faz em Colina hoje é priorizar a educação na prática, garantindo o direito de toda criança à educação, resolvendo a necessidade de centenas de mães que necessitam deixar os filhos com segurança, na creche, pra trabalhar. E nesse sentido quero enaltecer a colaboração do Estado com o Município de Colina viabilizando a construção dessa unidade escolar.”

E ressaltou: “O apoio de toda equipe da Diretoria Regional de Ensino, que nos auxilia técnica e pedagogicamente nas nossas demandas educacionais é fundamental. Mas Colina também colabora com o Estado, seja atendendo parcela dos alunos do ensino médio em escola municipal do campo; fornecendo a merenda e o transporte escolar para os alunos do ensino médio estadual; oferecendo ensino profissionalizante em classe descentralizada do Centro Paula Souza e sendo Polo de Ensino Superior da Universidade Estadual de São Paulo – a UNIVESP. Precisamos que esse regime de colaboração continue porque o desafio com a manutenção e o desenvolvimento do ensino é muito grande para o Município, uma vez que a educação infantil tem o custo mais elevado de todas as etapas de ensino, mas exerce função imprescindível para a melhora dos indicadores de aprendizagem nas etapas sequenciais. Colina cumpre o piso salarial do professor, garante incentivos à carreira, garante a jornada de trabalho com 2 professores por turma na creche e auxiliares em todas as salas de aula; e tem mais de 90% do corpo docente efetivo; tudo isso com os salários sistematicamente em dia. Recentemente a Prefeitura contratou cerca de 150 funcionários para atuar na educação, contribuindo também para elevar os índices de empregabilidade no município”, finalizou.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha cumprimentou a todos, saudou as autoridades destacando e agradecendo as presenças do Presidente do FDE, Leandro Damy, do Deputado Geninho Zuliani e da Dirigente de Ensino, Solange Bellini, e parabenizou os familiares do senhor Pedro Cardeal Magosso, patrono da escola. “Quero destacar minha satisfação em ser Prefeito pela 3ª vez e entregar mais uma escola de educação infantil para a família colinense, atendendo tanto a demanda do bairro Vila Hípica, quanto das localidades próximas. No final do ano inauguramos a EMEI “Clarice Camolese Daher” no Conjunto Habitacional “Francisco Tornelli” – CDHU 2 e agora, com a inauguração da EMEI “Pedro Cardeal Magosso”, e tão logo da próxima escola no bairro da COHAB 3, Colina vai ultrapassar 90% de atendimento em creche, superando a meta de atendimento determinada para os Municípios pelo Plano Nacional de Educação de atender 50% da faixa etária de 0 a 3 anos até 2024, e superando também a Meta do Plano Municipal de Educação para 2025 que é de atender 60%), contribuindo para que a educação paulista figure nos melhores patamares da educação pública nacional”.

Dieb acrescentou destacando a necessidade de construir uma escola de educação infantil para atender os bairros Jardim Nova Colina, Parque Morumbi e Jardim Califórnia e facilitar o deslocamento das mães e dos alunos que hoje tem de atravessar a Rodovia Brigadeiro Faria Lima até a escola mais próxima.

O Prefeito Dieb assinou mais um convênio com o Governo do Estado para a construção dessa nova unidade e solicitou o apoio do Presidente do FDE, Leandro Damy e do Deputado Geninho Zuliani para dar agilidade ao processo. “Esse investimento e trabalho de base educacional que estamos fazendo é fundamental para garantir a aprendizagem de todos os alunos nas demais etapas sequenciais do ensino e vai refletir na progressão dos indicadores de qualidade da educação municipal”.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".