Terça-Feira, 26 de Março de 2019 -
     
 


Parceria entre Prefeitura e Fazenda Buracão viabiliza oportunidades de emprego para colinenses

27/02/2019 | 16h25



O Convênio de Cooperação Técnico-Profissionalizante entre a Prefeitura Municipal de Colina e a Fazenda Buracão, estabelecido no ano de 2017, viabilizou oportunidades de emprego para cinco estudantes colinenses, concluintes do Ensino Médio Profissionalizante na Escola Técnica Agropecuária Municipal “São Francisco de Assis” – Escola Agrícola.

Os alunos contratados pela Fazenda Buracão, sendo dois no início de 2018 e três no início de 2019, são: Guilherme Fernando Lopes Sarti; Gabriel Ramos Gobetti; Jéssica Carolina dos Santos Misael; Diego Augusto Stivaleti de Oliveira e Fabrício Eder Souza Cruz.

A Fazenda Buracão, de propriedade do senhor José Estanislau Queiroz Guimarães e senhora Maria Diederichsen Villares, situada no município de Barretos, mantém atividade de cultura de cana-de-açúcar e grãos, e efetua o monitoramento de pragas e ervas daninhas, crescimento e biometria do canavial, por meio de um sistema digital denominado STRIDER, utilizando-se de equipamentos eletrônicos para a coleta de dados.

Conforme estabelece a parceria, os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio Profissionalizante recebem da Fazenda o treinamento e o equipamento eletrônico para utilização exclusivamente no dia de campo. Em contrapartida, os estudantes fazem o monitoramento de pragas no canavial da Fazenda, por meio da coleta e lançamento de informações no sistema.

As atividades de campo, previamente programadas, acontecem aos sábados, das 7h30 às 13h30, o que não compromete a matriz curricular da Escola Agrícola.

O transporte dos alunos até a Fazenda é disponibilizado pela Prefeitura Municipal, com o acompanhamento de um funcionário da Escola Agrícola.

A Fazenda Buracão oferece alimentação aos alunos, disponibiliza uma equipe de apoio para primeiros socorros e fornece os EPIs –Equipamentos de Proteção Individual: luvas, botinas, perneiras, óculos, protetores auriculares e apito, para as atividades de campo no interior da Fazenda.

Todos os alunos participantes recebem certificado, bem como um cadastro daqueles que concluíram o semestre para fins de redirecionamento junto à empresas e propriedades rurais, visando eventuais vagas de emprego resultantes da capacitação profissional.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, destacou que os investimentos na Educação são constantes e prioritários em seu Governo, ressaltando ainda, a importância das parcerias entre o Poder Público e o setor privado, consolidando a responsabilidade social, a capacitação de colinenses e a geração de emprego e renda.

Dieb afirmou que a realização da parceria com a Fazenda Buracão é de grande importância para os alunos. “Com as visitas técnicas, palestras, debates e principalmente, com as atividades e treinamentos na Fazenda, nossos alunos têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos tecnológicos do agronegócio, reforçando a teoria e a prática que aprendem na Escola Agrícola; isso faz com que eles estejam capacitados para a realidade do mercado de trabalho e viabiliza a oportunidade de inserção profissional, considerando que serão futuros Técnicos em Agropecuária", comentou.

“A Prefeitura Municipal está à disposição de proprietários agrícolas e empresários do setor do agronegócio para estabelecer novas parcerias e oferecer mais oportunidades de emprego para os jovens colinenses Técnicos em Agropecuária formados na Escola Agrícola. São excelentes alunos que possuem vasto conhecimento das práticas agrícolas, uma vez que a Escola Agrícola Municipal é uma das melhores escolas técnicas em agropecuária do país, conforme apontamento do MEC. Além dos cinco ex-alunos contratados pela Fazenda Buracão, temos também dois ex-alunos que estão atuando em Uberaba, considerada uma das maiores cidades do agronegócio, e outros jovens colinenses prestando serviço em grandes empresas do setor nos Estados de Goiás e Mato Grosso”, finalizou.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina


Relação de ex-alunos trabalhando na Faz. Buracão - Clique aqui.