Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019 -
     
 


Prefeitura de Colina promove peça teatral para famílias que integram os serviços socioassistenciais

27/02/2019 | 11h32



Na última sexta-feira, dia 22 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Colina promoveu uma ação comunitária com apresentação teatral no Auditório da ACIC (Associação do Comércio e Indústria de Colina), voltada para aproximadamente 70 famílias que integram as políticas de assistência social desenvolvidas no município.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.

Na oportunidade, as famílias assistiram a apresentação teatral do Grupo “Ó do Borogodó”. O espetáculo abordou as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST‘s) e sua prevenção, com o objetivo de promover a saúde e o fortalecimento familiar, bem como a ampliação da cidadania.

Intitulada: “Toma que o filho é seu!”, a peça teatral retratou uma família com problemas de drogadição, ou seja, toda e qualquer modalidade de vícios e dependências. Em seguida, as famílias foram orientadas sobre os sinais de alerta em relação às dependências e como observar os indícios de envolvimento com entorpecentes junto à seus filhos e demais familiares.

As profissionais da Secretaria Municipal da Saúde abordaram o tema proposto (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e aproveitaram a oportunidade para orientar sobre a situação da Dengue e os cuidados para combater a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social proporciona constantemente um atendimento qualificado à população colinense, através de ações diversificadas com o objetivo de esclarecer as famílias de maneira simples e lúdica, inclusive utilizando-se de peças teatrais para transmitir temas de prevenção referentes ao cotidiano das famílias atendidas.

No CRAS é oferecido o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), um trabalho social para fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida. O CRAS também oferece o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), que compõe a Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias).

E no CREAS é oferecido o PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), que é voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.
O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha disse que a política municipal prioriza a valorização e o cuidado com a população em situação de vulnerabilidade social.

Dieb destacou os aspectos socioeducacionais das ações comunitárias com as famílias e ressaltou a importância do desenvolvimento de ações que ofereçam às crianças, jovens e adultos, novas experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, entre outras, voltadas aos vínculos familiares e à socialização.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos: Júlio César Gonçalves, "Biguri".