Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019 -
     
 


Prefeitura de Colina realizou ação educativa de combate ao Aedes Aegypti na Escola Agrícola

20/02/2019 | 10h35



Dando continuidade às medidas para combater a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última sexta-feira, dia 15 de fevereiro, ação educativa junto aos alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) da Escola Técnica Agropecuária Municipal “São Francisco de Assis” (Escola Agrícola).

A ação foi desenvolvida pelo Coordenador do Departamento de Controle de Vetores, Antônio Donizette Figueira, que esteve acompanhando dos Agentes de Vetores Municipais.
Na oportunidade, foi feita a entrega de panfletos com orientações de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito Aedes Aegypti; informações sobre os sintomas causados pela Dengue – os mais comuns são febre alta, dor de cabeça, dor nos ossos e articulações, dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo – destacando que, ao apresentar o menor sintoma da doença, o aluno ou seu familiar procure atendimento médico. Além disso, o Coordenador Antônio destacou que a eliminação de criadouros é de fundamental importância para o combate.
Estudos indicam que cerca de 80% dos focos são encontrados nas residências. Portanto, o combate ao mosquito Aedes Aegypti depende fundamentalmente da participação da população, que deve estar mobilizada e consciente de suas responsabilidades para reduzir o risco de transmissão da Dengue e demais doenças causadas pelo mosquito.

Para o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, a participação da sociedade é fundamental para conquistar o sucesso no combate ao mosquito. “O trabalho está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de forma ostensiva, com atividades combinadas de limpeza pública e educação em saúde, inclusive junto aos alunos da Rede Municipal, cuja meta é conscientizar a família colinense. Não temos medido esforços para vencer essa luta, que é diária e deve ser ter a adesão de todos”, ressaltou.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina