Domingo, 29 de Março de 2020 -
     
 


Prefeitura de Colina intensifica ações contra a Dengue

14/02/2019 | 10h54



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde participa da 4ª Campanha Regional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O Dia “D” da Campanha vai acontecer neste sábado, dia 16 de fevereiro, com ações de conscientização para combater a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Em Colina, as ações preventivas da Campanha acontecerão na manhã deste sábado, com atividades de vistorias domiciliares e controle de criadouros nos bairros, e a distribuição de panfletos educativos com orientações para combater o mosquito Aedes Aegypti.

É necessário salientar que em Colina o trabalho é permanente, e não apenas em campanhas pontuais. As equipes do Controle de Vetores realizam diariamente trabalho de orientação casa à casa, verificando e eliminando focos do mosquito nas residências, prédios públicos e comerciais; os Agentes Comunitárias de Saúde e do Controle de Vetores participam de palestras e treinamentos com o objetivo de fortalecer o trabalho preventivo no combate à Dengue; os meios de comunicação locais são utilizados como ferramenta alternativa para orientar o maior número de pessoas; estudantes da Rede Municipal de Ensino e jovens integrantes de Projetos Sociais são conscientizados, o trabalho de limpeza em terrenos baldios recolhendo todo e qualquer material ou recipiente que acumule água é constante; sem contar a veiculação de propaganda volante em todos os bairros.
A população colinense deve participar ativamente das ações de combate ao mosquito, desenvolvidas pelo Poder Público. Medidas simples como a manutenção da limpeza de quintais, substituição da água nos pratos de vasos de plantas por areia, verificação constante de ralos internos e externos existente nas residências, virar garrafas, tapar pneus e caixas d’água, são algumas ações eficazes para evitar a proliferação do mosquito.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que, ao apresentar o menor sintoma da doença, a população procure atendimento médico. Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça, dor nos ossos e articulações, dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, enfatizou que Colina trabalha fortemente na prevenção, mantendo um trabalho contínuo, durante todo o ano, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito Aedes Aegypti e não apenas em campanhas pontuais. Trabalhamos de maneira unificada e permanente, com ações que envolvem todas as Secretarias Municipais. Estamos no caminho certo! Todas as ações para evitar a proliferação do mosquito transmissor estão sendo tomadas. No entanto, o apoio da população é imprescindível no combate à Dengue. Este sábado próximo será mais uma manhã de conscientização e limpeza”, frisou o Prefeito Dieb.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina