Terça-Feira, 26 de Março de 2019 -
     
 


Prefeitura está realizando Campanha de Prevenção de Papanicolau e Mamografia em Colina

10/12/2018



A Prefeitura Municipal de Colina, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com em parceria com o Hospital de Amor de Barretos (Fundação Pio XII), está realizando, desde o último dia 28 de novembro até o próximo dia 14 de dezembro, a Campanha de Prevenção de Câncer 2018 com a realização dos exames preventivos. Este ano, a Campanha está realizando exames de Mamografia, Papanicolau, Cólon e Reto, e Boca.

A Mamografia é destinada para mulheres de 40 a 69 anos. Já o Papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos. Em relação ao câncer bucal, o atendimento é realizado para homens e mulheres a partir dos 40 anos que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham deixado este hábito há, no máximo, 20 anos.

Os exames estão sendo realizados na Unidade Móvel (carreta) do Hospital de Amor de Barretos, que está em pontos estratégicos, seguindo cronograma previamente estabelecido.

Para Mamografia e Papanicolaou, a Unidade Móvel localiza-se em três pontos:

*UBS do bairro São Sebastião: de 28 de novembro até 04 de dezembro, das 07h30 da manhã às 21h30, com exceção do dia 01 (sábado), das 07h30 às 14h30.

*Secretaria Municipal da Saúde: de 05 a 11 de dezembro, das 07h30 às 21h30, com exceção do dia 08 (sábado), das 7h30 às 14h30.

*ESF do bairro Nosso Teto: de 12 a 14 de dezembro, das 07h30 às 21h30.

Para o atendimento odontológico, a Unidade Móvel localizou-se também em três pontos:
*UBS do bairro São Sebastião: dia 29 de novembro.
*ESF do bairro Nosso Teto: dia 30 de novembro.
*Secretaria Municipal da Saúde: dia 05 de dezembro.

Os exames são realizados por profissionais altamente capacitados e preparados, em excelentes equipamentos. A população tem a comodidade de ser atendida com horário marcado e quem trabalha tem o período noturno para realizar o seu exame. Afinal, a prevenção é a atitude que salva!

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, alerta para a importância do diagnóstico precoce. “As chances de cura são muito maiores quando a doença é detectada no início. Portanto, reforçamos que a prevenção é o melhor caminho para combatermos o câncer. O objetivo da Campanha preventiva que estamos realizando é transmitir informação e atendimento à população, para reduzirmos as ocorrências de câncer”.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".