Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018 -
     
 


12ª. Primavera dos Museus valorizou a cultura e a história colinense

26/09/2018



Museu Municipal e Museu do Cavalo promoveram ‘temporada cultural’ com programação especial gratuita, de 17 a 22 de setembro, em Colina.


Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a Prefeitura Municipal de Colina promoveu a 12ª. Primavera dos Museus, de 17 a 22 de setembro. O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O evento é uma temporada cultural, que reúne história, música e manifestações artísticas com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os Museus, bem como aumentar o público visitante e intensificar a relação dos Museus com a sociedade e a comunidade escolar das Redes Municipal e Estadual, para trocar experiências através do tema 2018.

Na programação foram realizadas exposições, oficinas, mesas redondas, visitas monitoradas, palestra, teatro e apresentações de música e dança no Museu Municipal e Museu do Cavalo.

Em Colina, as manifestações foram abertas com exposições e vendas de trabalhos desenvolvidos por artistas colinenses e projetos do nosso município nos dois Museus, em período integral, de 17 a 22 de setembro. No Museu Municipal o tema da exposição foi “Colina desenha” e, no Museu do Cavalo, “Colina, Capital Nacional do Cavalo”, com trabalhos da artista colinense, Mariana Jorgete Rodrigues e do escultor e expositor colinense, Fernando Kanda.

No dia 21, a partir das 19h, houve palestra e bate-papo no Museu Municipal, com a participação de profissionais do Turismo, Educação e Cultura. O tema “Celebrando a Educação em Museus”, foi ministrado pela palestrante Alessandra Nicolau Pinheiro Fernandes, graduada em Tecnologia de Turismo pela Universidade Módulo (2002), é Mestre em Ciências Ambientais pela UFSCar.

No dia 22, a programação da 12ª Primavera dos Museus ofereceu atrações diversificadas, nos períodos da manhã, tarde e noite. Das 09h às 12h foram realizadas oficinas musicais, rap, dança e teatro do Projeto Municipal “A Rede Cultural” no Museu Municipal. Na oportunidade, também aconteceu o passeio inaugural da Motolinha – uma aventura sobre trilhos, com distribuição gratuita de pipoca.

Vale destacar que a motolinha foi adquirida e reformada com recursos municipais. A Associação Amigos da Estação e da Memória Ferroviária de Colina é grande parceira da Administração Municipal, seus membros colaboraram na reforma e instalação do motor, realizando os testes e ajustes necessários para o funcionamento de forma segura.

Na tarde do dia 22 – das 15 às 18h – aconteceu sarau poético e musical com a participação de alunos da Escola Técnica Agropecuária Municipal “São Francisco de Assis”, da EMEF “Lamounier de Andrade” e da EE “Prof. Darcy Silveira Vaz”, além de brincadeiras culturais, playground e distribuição gratuita de pipoca no Museu do Cavalo.

A noite a Praça do Museu Municipal transformou-se em palco para a apresentação do show: “Especial Sertanejo”, do Projeto Estação Cultural, realizado mensalmente pela Prefeitura, no local.

Para o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, “com a Primavera dos Museus, nós despertamos o interesse da comunidade em visitar os Museus colinenses e ainda aproximamos o público jovem das escolas da valorização dos nossos costumes, tradições e história”, disse o Prefeito, ressaltando que: “é necessário valorizarmos tanto o Museu Municipal quanto o Museu do Cavalo para que nossos descendentes possam conhecer a história de nossos antepassados”, finalizou.

A “12ª Primavera dos Museus” é uma realização da Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, e da Associação Amigos da Estação e da Memória Ferroviária de Colina, e em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".