Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2018 -
     
 


Prefeitura de Colina promove o curso gratuito de Costureiro de Máquina Reta e Overloque



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura está oferecendo o curso gratuito de qualificação profissional de Costureiro de Máquina Reta e Overloque, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O objetivo é preparar, capacitar e qualificar o cidadão para o ingresso no mercado de trabalho, estimulando o cooperativismo e a formação de grupos profissionais.

O curso teve início no último dia 03 de setembro e contou com a presença do Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha e sua esposa, a Presidente do Fundo Social, Profª. Liliana Jorge Drubi Taha; do Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, Renê Ângelo Sasaki de Souza e da Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme. O Senai foi representado pelo Orientador de Prática Profissional, Francisco Carlos Robles e pela Instrutora, Simone Neto Vieira.

O curso está sendo oferecido para duas turmas, com a participação total de 40 colinenses. As aulas acontecem no prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Av. Expedicionário Roberto Marcondes, nº. 29, Centro, de segundas às sextas-feiras, no período da tarde (das 13h às 17h) para uma turma e no período da noite (das 18h às 22h), para outra turma.

A capacitação proporciona conhecimento teórico e prático, desenvolve competências relativas à execução de operações básicas de costura em máquina reta e overloque, de acordo com as normas ambientais e de segurança, com carga horária de 160 horas e, ao final, os alunos receberão o certificado de conclusão.

Durante o curso estão sendo disseminados os seguintes temas: nomenclatura e funções das máquinas retas e overloque; tipos de costura: curva e reta; tipos de linhas, agulhas e tecidos; união de tecidos; regulagem de pontos de costura visando à qualidade do trabalho, adequação de linhas e máquinas de acordo com o tecido empregado; sequencia das operações básicas de costura em máquinas reta e overloque; fechamento; pesponto; colocação de bolso e costura de bainha; trabalho em linha e em cédula de produção; normas de segurança e saúde no trabalho; qualidade; produtividade; planejamento e organização do trabalho.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha destacou que a qualificação da mão de obra colinense é uma das prioridades da Administração Municipal, que vem oferecendo gratuitamente diversos cursos nas mais diferentes áreas. “O curso de Costureiro de Máquina Reta e Overloque, voltado para o desenvolvimento da indústria têxtil e do vestuário, mudará a vida dos participantes, pois oportuniza uma formação profissional e, com isso, uma nova fonte de renda familiar”.

O Prefeito Dieb acrescentou, dizendo: “O aluno será capacitado para operar máquinas de costura e produzir peças de vestuário, de acordo com tendências de mercado, normas e procedimentos técnicos de qualidade e segurança. Essa é mais uma possibilidade de qualificação aos colinenses, uma ótima oportunidade para quem já trabalha com costura ou para quem pretende se qualificar para o mercado local, estimulando o cooperativismo”, destacou.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".