Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018 -
     
 


Feira do Livro de Colina encerra sua 1ª edição com sucesso de público e organização



O público foi presença maciça durante os quatro dias do maior evento literário da cidade realizado pela Prefeitura Municipal.


A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, comemora o sucesso da Feira do Livro 2018, realizada pela primeira vez em Colina, de 07 a 10 de agosto. A estrutura do evento, especialmente montada no ambiente arborizado e acolhedor da Praça Matriz, atraiu diariamente centenas de pessoas que desfrutaram da variedade de atrações e títulos de livros para toda a família.

Um dos principais objetivos do evento é fomentar nos alunos e na população o gosto pela leitura. O público escolar esteve presente em número significativo, com alunos das Redes Públicas de Ensino Municipal e Estadual, da Rede Particular e da Filantrópica (APAE), que visitaram o espaço e participaram ativamente por meio do envolvimento dos professores, funcionários e alunos nas apresentações artísticas e culturais, tais como: narrações de histórias, danças, saraus, declamações e teatros, entre outros espetáculos musicais, reafirmando a importância da literatura infantojuvenil para a formação de crianças e adolescentes.

Todas essas escolas montaram estandes de exposição dos seus trabalhos pedagógicos. A Biblioteca Municipal reverenciou os diversos escritores colinenses expondo suas obras e ainda montou no seu estande um ponto de troca de livros onde os visitantes puderam doar um livro e ganhar outro.
A Feira do Livro 2018 trouxe como tema: (Re)Vivendo a nossa história, para retratar o potencial literário dos escritores locais e evidenciar o orgulho colinense pela contribuição desses a nossa história, bem como a divulgação de Colina no cenário literário nacional e internacional.

Entre os destaques, a justa homenagem ao Médico Psiquiatra e Escritor Colinense Dr. Augusto Cury, publicado em mais de 70 países e o autor brasileiro mais lido nas duas últimas décadas – patrono da Feira do Livro. Dr. Augusto abriu a programação do evento literário e palestrou para uma multidão de pessoas que prestigiaram uma noite histórica em Colina.

Outro momento especial foi o lançamento do livro “Vou-me embora pra Colina!”, do Jornalista e Escritor Colinense Renato Prado Guimarães, que após exercer por um longo tempo a diplomacia na Embaixada do Brasil na Alemanha, entre outros países, há alguns anos retornou à sua terra natal para aqui viver e conviver. Renato Prado Guimarães é neto do ex-proprietário da Pharmácia Santa Izabel e segundo Prefeito de Colina na década de 30 – Urbano Prado.

No “Espaço Ateliê de Ideias” escritores colinenses e convidados contaram e recontaram suas histórias e recordações, num bate-papo agradável e descontraído. As sessões de autógrafos proporcionaram a aproximação dos escritores com o público, para conhecer de perto o trabalho e as inspirações das obras.

Inúmeras oficinas culturais, literárias e pedagógicas foram desenvolvidas no espaço “Quiosque Cultural” com a contribuição especial do cartunista e escritor Julinho Sertão, dos escritores Toni Brandão e Costa Senna, e das Professoras Diva Maria Dechen Junqueira Franco e Luiza Aparecida Maia, que falaram em palestra para os alunos sobre as suas obras e atividades.

Nos estandes reservados às livrarias e livreiros foram comercializados os livros e os alunos da rede municipal também puderam trocar o cheque-livro que receberm da Prefeitura por obras de sua escolha. As palestras dos escritores, os shows, as apresentações e as participações de alunos e professores aconteceram em dois palcos diferentes: o principal e o ativo.

A Feira contou ainda com a parceria de famílias e de entidades como a Associação dos Amigos da Estação e da Memória Ferroviária de Colina, o Asilo São Vicente, a Família Rotária e o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, responsáveis por organizar a praça de alimentação do evento, fazendo um resgate da cultura gastronômica típica das nações responsáveis pela formação da nossa etnia. O jornal “O Colinense” também esteve presente para contar a trajetória do seu centenário e a Feira teve ainda o apoio da Câmara Municipal, da Polícia Militar, do Fundo Social de Solidareidade e das Secretarias Municipais de Transporte e de Serviços Urbanos, e a participação das Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social e do Conselho Tutelar.

Para a Profª. Elizabete Milani Neme, responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, “a Feira do Livro foi um marco no desenvolvimento cultural e literário de Colina e a primeira edição foi um enorme sucesso! Oferecemos uma programação dinâmica, diversificada e de qualidade, que agradou o público de todas as faixas etárias. Foram quatro dias intensos de convivência, conhecimento e troca de experiências. A Feira consagrou-se no seu papel de aproximar leitores e escritores e de fomentar o gosto pela leitura e a construção da cidadania, cumprindo o propósito de todos os envolvidos: associar ao ato da leitura em si à perspectiva de estimular o pensamento crítico em nossas crianças e jovens, considerando que cidadãos melhor preparados culturalmente podem compreender o mundo e promover as transformações sociais necessárias ao seu desenvolvimento”, afirma orgulhosa, a Profª. Bete Neme.

Bete ainda agradeceu a anuência e a confiança da Administração Municipal e o empenho de todos para a realização da Feira do Livro de Colina, destacando a dedicação e apoio do Professor Gustavo Siminonato T. Ferreira “Montanha” e do Professor Gilberto Gonçalves – Coordenador de Atividades Culturais . “Esse empreendimento literário foi realizado graças aos esforços de inúmeras pessoas, desde os diversos setores da Administração Municipal à especial colaboração das equipes escolares e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Biblioteca Municipal, dos alunos, pais, entidades, empresas, instituições e colaboradores, superando todas as dificuldades. Agradecemos a disponibilidade do patrono Dr. Augusto Cury, que muito nos honrou ao apadrinhar nosso evento e a todos os escritores que estiveram conosco. Todos foram incansáveis e atenciosos, mostrando muito carinho pela Feira do Livro e por Colina”. Finalizou, ressaltando que a Feira do Livro será um evento bienal dentro do calendário de atividades do município.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, falou de sua satisfação com a realização da Feira do Livro e agradeceu a presença do público durante todos os dias; parabenizou todos que contribuíram para a organização do evento literário, em especial a Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Bete Neme e sua equipe, pela organização da Feira; a Câmara Municipal, o Fundo Social de Solidariedade e as demais Secretarias Municipais que fizeram o melhor para que a programação transcorresse conforme planejado.

“Quero externar minha alegria e gratidão pela honrosa presença do Dr. Augusto Cury, patrono da nossa 1ª Feira do Livro, Médico Especialista em Psiquiatria, Pesquisador na área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, Escritor Colinense, enfim, uma pessoa com inúmeras qualidades que muito nos orgulha e que representa brilhantemente Colina no Brasil e no mundo. E expressar meu sincero agradecimento e homenagem ao amigo, Escritor Colinense Renato Prado Guimarães, Jornalista, Diplomata por 45 anos e Embaixador durante 13 anos, passou grande parte da vida fora do Brasil servindo nos consulados e embaixadas espalhados pelo mundo e agora, retorna à Colina, sua terra natal. Confesso que fui um dos incentivadores para que Renato fixasse residência aqui no município, pois é um orgulho termos um Embaixador em Colina!”, destacou o Prefeito.

Dieb finalizou reiterando que os investimentos são constantes e os trabalhos intensos em todos os setores da Administração Municipal, para que Colina continue sendo motivo de orgulho para os cidadãos e de admiração para os visitantes. “O evento alcançou o seu objetivo, com o incentivo à leitura, atrações de qualidade, proporcionando entretenimento e cultura para a nossa população. A Feira do Livro 2018 superou todas as expectativas!”.

Finalizada a Feira do Livro, as 13 (treze) escolas da Rede Municipal de Ensino receberão o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) cada uma em acervo literário, adquirido pela Prefeitura Municipal, para as suas bibliotecas e ou salas de leitura.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".