Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018 -
     
 


Prefeitura realiza “Cine Cidade” com exibição gratuita de filme sobre combate às Drogas

04/07/2018



Na última segunda-feira, dia 25 de junho, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, juntamente com o CREAS – Centro Especializado da Assistência Social, realizou ação comunitária com exibição de filme, pelo Projeto “Cine Cidade”, na Praça do Museu Municipal (área externa).

O evento foi voltado às famílias atendidas pelo CREAS, aos integrantes dos grupos de convivência do CRAS, bem como à população colinense em geral. O objetivo principal foi conscientizar o público presente sobre o Dia Mundial de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho. Na ocasião foi exibido um curta-metragem sobre prevenção de drogas e, logo após, um filme longa-metragem.

Dia Mundial de Combate às Drogas – o dia “26 de junho” marca a data escolhida pela ONU – Organização das Nações Unidas para o Dia Internacional de Combate às Drogas, uma vez que infelizmente o uso de drogas é um mal social em todo o mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.
Para a Coordenadora do CREAS, Fernanda de Lima Poleto, “o tratamento de uma pessoa que faz uso abusivo de drogas é bastante complexo, pois geralmente eles apresentam demandas que vão muito além da saúde. Na maioria das vezes eles estão em um contexto de vulnerabilidade social, necessidades que estão muito além do que apenas as drogas. É preciso colocar as drogas entre parênteses e colocar o indivíduo na centralidade do atendimento. Juntemos nossas forças e vamos prevenir!”.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Sueli Cristina Basso, “o objetivo desse trabalho é informar e promover a reflexão a respeito deste tema tão polêmico e complexo. Buscamos colaborar na questão da prevenção ou reabilitação do uso de drogas”.

O Prefeito Municipal, Dieb Taha destacou que atualmente os jovens pertencentes às mais diferentes classes ou contextos sociais estão sujeitos e expostos, direta ou indiretamente, a situações de risco. “As drogas podem estar presentes nos mais diversos contextos: na família, na escola, nas ruas, na casa de amigos ou mesmo dentro de casa. As drogas atingem as mais diferentes classes sociais. Por isso, o problema do tráfico e do uso de drogas é um problema de toda a sociedade”, destacou o Prefeito.

Fotos: Júlio César Gonçalves, "Biguri".