Sádado, 15 de Dezembro de 2018 -
     
 


Centro de Educação Complementar reúne projetos sociais e culturais

04/06/2018



Após passar por completa remodelação, o Centro de Educação Complementar “Antônio Hideo Ikuma” está em pleno funcionamento. Atualmente o espaço reúne inúmeros projetos sociais e oficinas culturais desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Colina, por meio do Fundo Social de Solidariedade, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A Escola de Música atende atualmente cerca de 60 alunos de diversas idades, com a oferta de várias modalidades musicais, como: viola, violão, teclado e flauta doce, sob a Coordenação do Músico Antônio Carlos Barbosa – “Moska”. As aulas são realizadas de segundas as sextas-feira, das 13h às 17h. E as terças, quintas e sextas, no período da manhã: das 8h às 11h.

A Escola de Dança atende atualmente cerca de 70 participantes, com grupos formados por crianças (a partir dos 8 anos de idade), adolescentes e 3ª Idade, nas modalidades: balé clássico, jazz, sapateado e dança contemporânea, sob a Coordenação do Coreógrafo Guilherme Silva. As aulas são realizadas de segundas as quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 17h. E, excepcionalmente as sextas-feiras, as aulas de dança são voltadas aos alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil, nas próprias unidades escolares, com atendimento a crianças de 4 e 5 anos.
A Escola da Moda pelo curso de Corte, Costura e Modelagem, está com duas turmas em funcionamento: uma as segundas e quartas-feiras e outra as terças e quintas-feiras, ambas das 18h às 21h. Durante as aulas, os participantes aprendem informações básicas sobre corte e costura, desde o manuseio da máquina de costura até a elaboração de moldes e confecção das peças, com a orientação da Capacitadora Aldeléia Garcia Frasone.

Grupos de Voluntárias – Com todo o apoio e suporte da Prefeitura Municipal, o grupo de fraldas é desenvolvido desde 2001 e atende mensalmente centenas de famílias. As fraldas são produzidas todas as terças-feiras, das14h às 16h, e a noite, das 19h às 21h. O objetivo é doar fraldas geriátricas descartáveis às pessoas de baixa renda e pacientes do SUS no “Hospital José Venâncio”.

Já o grupo de voluntárias da costura e bordado reúnem-se todas as quartas-feiras, das 14h às 16h. As voluntárias auxiliam na confecção de artigos de cama, mesa, banho e também bordados, para a comercialização no Bazar do Fundo Social.

A FAMCOL - Fanfarra Municipal de Colina é desenvolvida pela Prefeitura Municipal desde 2005. Integra a categoria de Banda Marcial e, atualmente possui 50 componentes, alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, com idade a partir dos 9 anos. A equipe realiza ensaios semanais, as quintas e sextas-feiras, das 14h às 20h, sob a Coordenação do Maestro Flávio Costa.

Campanha do Agasalho – As peças de roupas de inverno e verão, arrecadadas durante todo o ano e, em especial, durante a Campanha do Agasalho, estão no Centro de Educação Complementar, onde são montados os kits de roupas para as doações. Este ano, a maior necessidade são roupas masculinas (adulto e infantil); cobertores, moletons e casacos (masculinos e femininos e também, adulto e infantil). As doações de peças nos tamanhos G e GG também são necessárias. As famílias que necessitam receber as doações devem cadastrar-se na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Em virtude da estrutura física adequada, o Fundo Social de Solidariedade manteve um de seus projetos no mesmo local. As atividades do Projeto Padaria Artesanal continuam desenvolvidas na sede do Fundo Social, ao lado da Prefeitura Municipal.

Para a Presidente do Fundo Social, Profª. Liliana Jorge Drubi Taha, “totalmente remodelado, o Centro de Educação Complementar Antônio Hideo Ikuma funciona de forma unificada, integrando os programas e os projetos sociais e culturais para melhor atender as crianças, jovens e adultos do município. Está um espaço lindo e muito bem preparado para atender a família colinense”.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".